Outubro rosa: Pilates promove melhora na capacidade funcional, motivação e flexibilidade de mulheres com câncer de mama

O câncer de mama é o tipo de tumor que mais afeta mulheres no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, em 2018 houve 59,7 casos novos, correspondendo a 29,5% de todos os tumores femininos sendo que 16,2% evoluíram para óbito. O câncer de mama pode ter um prognóstico favorável quando é descoberto no início e o tratamento instituído o quanto antes.

O diagnóstico de um tumor mamário gera sentimento de pavor na mulher levando a sofrimento físico e psicológico, principalmente por causa do estresse e terror que a mastectomia, ou seja, a cirurgia de remoção da mama causa na paciente.

Tudo isso causa um impacto extremamente negativo na qualidade de vida da mulher. Psicologicamente, a paciente perde sua capacidade de força muscular, reduzindo a mobilidade e gerando dor. Socialmente, a mulher passa a não se aceitar e pode se isolar, pois a mama tem um significado simbólico de feminilidade, sexualidade e maternidade.

As mulheres que passam por um tratamento de câncer de mama requerem adaptações a fim de resgatar sua estrutura física e emocional. O tratamento deixa sequelas como perda da capacidade funcional, fadiga, depressão, linfoedema neuropático, baixa imunidade e pouca flexibilidade. Todos esses efeitos comprometem a qualidade de vida. Dentro deste contexto, o Método Pilates promove o restabelecimento da funcionalidade muscular, ganho de flexibilidade, reorganização do psicológico aumentando a auto-estima e preparando a paciente para as atividades do dia-a-dia.

Dessa forma, o Pilates torna-se uma intervenção complementar ao tratamento convencional. Baseia-se nos principais movimentos do corpo, o que reconecta a mente com o corpo por meio dos princípios básicos de respiração, concentração, alinhamento, precisão, controle, ritmo e resistência.

Estudos comprovam que o Método Pilates demonstra ser uma prática física eficiente para a recuperação funcional, motivação, variação de movimentos, bem como significativa melhora na dor e na fadiga. Portanto, a prática do Pilates deve ser encorajada para mulheres em tratamento ou que passaram por cirurgia de câncer de mama.

Venha nos visitar no Espaço Kaizen. Aqui tem aulas de Pilates para pessoas de todas as idades. As aulas são planejadas de acordo com os objetivos do aluno levando em consideração o nível de desempenho de cada um. As turmas são formadas com, no máximo, três alunos, que realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que contribui para melhor eficiência da aula e aproveitamento por parte dos alunos. Agente sua aula experimental.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.