Junho vermelho: Doar sangue é um gesto de amor

Uma bolsa de sangue é coletada cada vez que você se dirige a um hemocentro para doar sangue. Cada bolsa tem o volume de 450ml e pode salvar até três vidas. Porém, segundo o Ministério da Saúde, menos de 1,8% da população doa sangue com regularidade.

O sangue doado pode ser utilizado de diferentes maneiras. O sangue total, ou seja, quando nenhum elemento é subtraído da bolsa, é importante para pacientes que sofreram perda de sangue maciça tanto da parte celular quanto da parte líquida do sangue, mais comum em pessoas que sofreram algum trauma ou passaram por cirurgia.

Quando as hemácias (células vermelhas) são separadas podem ser utilizadas em traumas, cirurgias, anemias e doenças que cursam com a perda dessas células. Já as plaquetas, moléculas que participam da coagulação sanguínea são utilizadas em tratamentos oncológicos, transplante de órgãos e cirurgias. O plasma, que é a parte líquida do sangue (água, proteínas, sais e outras moléculas) é importante em pacientes com queimaduras, que sofreram choque ou que apresentam algum distúrbio de coagulação. A partir do sangue doado também é possível isolar fantos anti-hemofílicos crioprecipitados que ajudam pessoas portadoras de hemofilia e distúrbios de coagulação hereditários, como doença de Von Willebrand.

O volume de sangue começa a ser reposto no organismo 24h após a doação. Nos homens, o plasma é renovado até 72 horas, as hemácias em quatro semanas e o ferro é reposto após oito semanas. Já as mulheres têm o estoque de ferro renovado em 12 semanas. Por isso, deve-se respeitar os intervalos de doação que é de 60 dias para os homens, com o máximo de quatro doações por ano e 90 dias para mulheres, com no máximo de três doações por ano.

A partir dos 16 anos, os adolescentes já estão aptos a doarem sangue desde que cumpram os requisitos básicos, porém precisam de autorização dos pais ou responsável. Já a idade máxima do doador não pode ultrapassar os 69 anos.

O volume total de sangue doado não pode passar de 8ml/kg de peso para mulheres e 9ml/kg de peso no caso de homens, portanto, é importante que o doador passe por exames laboratoriais e não esteja abaixo de 50kg de peso total.

Ao contrário do que se imagina quem tem tatuagem pode sim doar sangue desde que decorra um ano entre a realização da tatuagem e a doação de sangue. Esse tempo é uma medida de segurança para as pessoas que vão receber o sangue, já que o doador é exposto a riscos de doenças ao fazer a tatuagem.

Antes de se dirigir ao hemocentro para realizar a sua doação esteja bem alimentado, evitando alimentos gordurosos nas últimas 4 horas e durma bem, pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. A primeira vez que você vai doar sangue, pode demorar até 2 horas, mas já nas próximas vezes apenas 60 a 75 minutos.

É possível acompanhar o volume de sangue dos hemocentros brasileiros a fim de saber se o hemocentro mais perto de você precisa preencher o estoque. Você pode baixar o aplicativo Hemolinga para realizar esse acompanhamento, procure na loja de aplicativos do seu dispositivo móvel.

A doação de sangue para pacientes com câncer é importante para a realização de cirurgias, durante o tratamento quimioterápico, pacientes com leucemia e aqueles que passaram por transplante de medula óssea. Por isso, você também pode doar sangue para o Instituto Nacional do Câncer ) e para o GRAAC.

Veja no Prosangue os requisitos para doar sangue: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html
Todos os tipos de sangue são importantes e você pode doar em um dos 32 hemocentros do Brasil: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue/hemocentros-no-brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.