Yoga promove controle da Hipertensão

A hipertensão é uma condição que pode ser causada por diversos fatores, portanto, antes de iniciar sua prática, você deve consultar um médico para definir a causa bem como avaliar a gravidade do seu caso. Isso é importante, pois algumas posturas são contra-indicadas em casos de hipertensão, tais como Sirsasana e Kapalabhati.

De acordo com a perspectiva do Yoga, as práticas que equilibram e acalmam o sistema nervoso autônomo são mais indicadas para quem sofre de pressão alta. Parte-se do princípio que pessoas hipertensas têm alto nível de estresse fazendo com que o sistema nervoso simpático (aquele que libera cortisol para situações de “luta ou fuga”) esteja predominante em detrimento do sistema nervoso parasimpático (aquele de tranquilidade e descanso).

Dessa forma, as sequências e posturas do Yoga mais indicadas são aquelas que relaxam a mente e o corpo, como Savasana (postura do cadáver), pois essa postura é capaz de baixar significativamente a pressão. Uma sequência vigorosa de relaxamento que inclui meditação e pranayama é ideal para manter a pressão estabilizada de acordo com o nível de dificuldade de cada aluno.

Pranayama é um conjunto de técnicas de respiração do Yoga, uma vez que prana significa força da vida (respiração) e ayam significa controle. O pranayama é realizado de maneiras diferentes dependendo do objetivo e estado mental e físico de cada praticante. No caso de pessoas com hipertensão, o pranayama mais indicado é o Nadi Shadhana. Essa respiração faz parte do nível básico do pranayama e tem efeito de equilibrar o sistema nervoso autônomo.

Nadi significa nervos e canais de energia, enquanto Shodhana significa purificação. Isso quer dizer que quando nossa força da vida passa tranquilamente através dos nadis, mais saudáveis e com energia vital nos sentimos.

Existem três tipos de Nadis:

Ida: é ativado quando a respiração passa pela narina esquerda, correspondendo ao sistema nervoso parasimpático.
Pingala: é ativado quando a respiração passa pela narina direita, correspondendo ao sistema nervoso simpático.
Sushumna: passa através da coluna vertebral e corresponde ao sistema nervoso central.

Pratique o Nadi Shodhana: sente-se confortavelmente em uma cadeira ou no chão com a coluna ereta. As pontas dos dedos indicador e médio devem tocar o centro da testa. Feche a narina direita com o polegar e respire vinte vezes de forma profunda e relaxada apenas pela narina esquerda. Libere a narina direita e feche a esquerda com o dedo anelar e repita a mesma respiração profunda e relaxada.

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