Pilates: aprimore seu treino de natação com 3 exercícios

O método Pilates é um sistema de treinamento desenvolvido por Joseph Pilates no início do século XX. Pilates desenvolveu este método inspirando-se nas antigas práticas orientais, baseando-se no controle muscular pela mente. Este método consiste principalmente em exercícios destinados a fortalecer o Power House ou, em outras palavras, todos os músculos ao redor de sua área abdominal (você provavelmente já ouviu falar da expressão “Estabilidade do Core”).

Pilates é baseado em cerca de 6 princípios correspondentes aos benefícios que podem ser derivados de praticar regularmente este método.

Você não pode realizar exercícios sem pensar. A CONCENTRAÇÃO desempenha um papel fundamental em qualquer exercício e você não pode realizar movimentos enquanto pensa em outra coisa. CONTROLE do corpo está ligado à concentração. Realizar movimentos sem controlar todo o seu corpo pode causar lesões. Cada movimento deve ser cuidadosamente pensado, direcionado e preciso. Sem PRECISÃO você pode alcançar os mesmos resultados, mas também gastará e desperdiçará muita energia. Concentração, controle e precisão juntos levarão à FLUIDEZ na execução de qualquer movimento. A força do seu Power House é a base de todos os movimentos e, como mencionado anteriormente, isso significa estabilidade. Por último, a respiração adequada enquanto realiza os exercícios lhe permitirá realizar o seu melhor.

Esses princípios podem ser aplicados diretamente na natação, tanto para treinamento como para corrida. Os movimentos de seus braços e pernas devem ser suaves e econômicos, exigindo fluidez de precisão de controle de concentração. Tudo na água começa no seu Power House, o que lhe permite manter a posição correta e sem a qual você não pode gerar força através de suas mãos e pés. Não há necessidade de enfatizar a importância da respiração para a natação.

Abaixo seguem 3 exercícios que são ideais para nadadores:

Single Leg Stretch

Este exercício visa estabilizar seus quadris e fortalecer os músculos flexores em seu pescoço e região abdominal na altura do estômago.

  1. Deitada de costas, levante a cabeça e incline o queixo em direção ao peito.
  2. Use a mão esquerda para puxar o joelho direito em direção a você, enquanto segura o tornozelo com a mão direita e estende a perna esquerda em um ângulo de 45 °.
  3. Comece a mudar a posição de seus braços e pernas enquanto respira por dois movimentos e, em seguida, expire por mais dois movimentos.
  4. Realize um total de 20 repetições.

Single Leg Kick

Este exercício fortalece os joelhos, as costas, a região abdominal na altura do estômago e o quadríceps.

  1. Deitada de bruços, levante o peito, mantendo os braços flexionados e o pescoço e as costas eretos.
  2. Contraia suas nádegas e estenda sua região lombar.
  3. Inspire e dobre a perna, mantendo o pé flexionado a 45 °, repita duas vezes, depois expire e volte a juntar as pernas.
  4. Repita duas vezes com a outra perna.
  5. Desta vez, faça 20 repetições.

Swimmer

Este exercício fortalece todos os músculos das suas costas.

  1. Deite no seu peito com os braços alongados à sua frente.
  2. Levante um braço e a perna oposta junto com a cabeça e o peito.
  3. Agora mude as posições de seus braços e pernas a uma velocidade constante em um movimento controlado que se pareça com um nadador na piscina.
  4. Repita o tempo necessário para respirar facilmente 5 vezes.
  5. Pause, alongue as costas e repita para um total de 3/4 rodadas.

 

Venha nos visitar no Espaço Kaizen. Aqui tem aulas de Pilates para pessoas de todas as idades. As aulas são planejadas de acordo com os objetivos do aluno levando em consideração o nível de desempenho de cada um. As turmas são formadas com, no máximo, três alunos, que realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que contribui para melhor eficiência da aula e aproveitamento por parte dos alunos. Agente sua aula experimental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.