Pilates na condromalácia patelar: prevenção e tratamento

A condromalácia patelar é uma alteração crônica que ocorre no joelho que causa edema, dor e crepitação, na qual a cartilagem se torna amolecida perdendo sua função. Em muitos casos, pode ter evolução perda da cartilagem patelar. É mais observada em mulheres, avança com a idade e pessoas com sobrepeso. Porém, é comum também atingir pessoas que praticam esportes.

Essa alteração leva ao desequilíbrio da musculatura do quadríceps  tendo como sintoma principal a dor ao realizar ações simples tais como agachar, subir e descer escadas, pular, etc.

Muitas causas são atribuídas à condromalácia patelar, entre elas, instabilidade da articulação, lesões, luxações, alterações anatômicas, entre outras.

A condromalácia patelar é classificada em 4 graus:

I) Edema associado à flacidez da cartilagem
II) Fissuras na cartilagem de até 1,3 cm
III) Fissuras na cartilagem superiores a 1,3 cm
IV) Erosão com perda da cartilagem, expondo o osso

Neste contexto, o método Pilates promove a prevenção do aparecimento da afecção bem como evita sua evolução quando o quadro já está instalado. Isso ocorre porque o método trabalha com exercícios de baixo impacto que são adaptado a cada tipo de pessoa e grau de acometimento da articulação.

Além de trabalhar o alongamento que fortalece a articulação e libera a musculatura encurtada, fortalece os músculos de maneira simétrica, o que leva à proteção da articulação, já que músculos fortes não permitem a sobrecarga na articulação.

Venha visitar o Espaço Kaizen, Nossos professores estão preparados a receber você e te ajudar em qualquer dificuldade que esteja enfrentando na articulação dos joelhos. Agende sua aula experimental gratuita agora mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.