Pilates é eficaz na prevenção e alívio da dor lombar, segundo estudo

Os distúrbios de coluna vertebral principalmente na região lombar são de orgiem multifatorial, sendo uma das causas o envolvimento do desequilíbrio entre a função dos músculos extensores e dos flexores das costas. Sendo assim, os exercícios que fortalecem essa musculatura contribuem na melhora da dor.

De acordo com o estudo “Avaliação isocinética da musculatura envolvida na flexão e extensão do tronco: efeito do método Pilates“, publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, o Pilates é uma ferramenta para o fortalecimento da musculatura extensora do tronco, atenuando o desequilíbrio entre as funções de flexão e extensão dos músculos do tronco.

Um dos princípios do Pilates é a contrologia, ou seja, é o controle consciente do corpo e seus movimentos através da aplicação correta das forças que atuam sobre os ossos do esqueleto, lançando mão dos princípios de equilíbrio e gravidade em cada movimento. Além disso, a maioria dos exercícios do método é realizada na posição deitada o que diminui os impactos nas articulações.

5 razões para você praticar Pilates no inverno
Pilates aprimora o rendimento de ciclistas

O método consiste em um programa de exercícios que é planejado de forma individual e personalizada para cada tipo de pessoa e de acordo com seus objetivos, tendo como foco o fortalecimento da musculatura abdominal e paravertebral e flexibilidade da coluna.

Segundo o estudo, a posição ereta dos seres humanos aliada ao sedentarismo leva ao enfraquecimento da musculatura de extensão do tronco o que resulta em lombalgia. O estudo concluiu, portanto, que a realização de um programa de exercícios focados no fortalecimento da musculatura extensora do tronco a fim de prevenir e aliviar as dores lombares, já que atenua os desequilíbrios entre a função dos músculos envolvidos na extensão e flexão do tronco.

Venha nos visitar no Espaço Kaizen. Aqui tem aulas de Pilates para pessoas de todas as idades. As aulas são planejadas de acordo com os objetivos do aluno levando em consideração o nível de desempenho de cada um. As turmas são formadas com, no máximo, três alunos, que realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que contribui para melhor eficiência da aula e aproveitamento por parte dos alunos. Agente sua aula experimental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.