Pilates na gestação: uma prática segura e eficiente

O método Pilates promove um corpo mais forte, flexível e equilibrado. A técnica envolve uma série de movimentos e posições que ajudam a aprimorar a coordenação motora e a consciência corporal. O controle na respiração e o relaxamento são importante para o controle de cada exercício.

Os movimentos são focados no abdômen, assoalho pélvico e músculos das costas, fundamentais para uma boa postura. Se seus músculos estão fortes, você tem equilíbrio corporal. O Pilates te ajuda a obter essa força através de exercícios de controle e movimentos desafiadores para seu corpo.

Ao fortalecer o centro de força, os músculos das costas e assoalho pélvico, o Pilates torna-se uma técnica perfeita para gestantes. Os principais benefícios do Pilates são focados justamente naquelas regiões que são muito requisitadas durante a gestação e o pós-parto.

  • Força nos músculos abdominais: trabalha melhor seu corpo para lidar com as tensões causadas pelo peso do bebê na barriga. A importância de tonificar essa região é que os hormônios da gestação fazem os ligamentos das articulações tornarem-se mais flexíveis, ficando mais propensos a lesões.
  • Redução das dores nas costas: trabalhando os músculos abdominais e das costas, esta fica estabilizada, assim como a pélvis.
  • Fortalecimento do assoalho pélvico: a força nesse região te ajuda a suportar seus intestinos, bexiga e útero no decorrer do crescimento do bebê e seus movimentos. Impedindo escape de urina ou incontinência urinária durante a gestação.
  • Ajuda no seu equilíbrio: os exercícios de Pilates ajudam a fortalecer o seu centro de força e faze-la estabilizar o corpo.
  • Tira a tensão das costas e da pélvis: usando posições alternativas aos exercícios clássicos, o que é ótimo para a gravidez. No final da gestação, também pode ajudar a colocar seu bebê na posição correta para o nascimento.
  • Relaxamento e controle da respiração: fundamentais durante a gestação e o parto.

E se eu não tiver feito Pilates antes?

Antes de tentar praticar Pilates, converse com seu médico e procure um profissional especializado em Pilates para gestantes para tirar suas dúvidas.

Seguem algumas dicas para uma prática segura:

  • Esteja atenta e verifique se o estúdio e o instrutor de Pilates estão aptos a atender gestantes;
  • Um profissional atento vai te passar exercícios e posições seguras;
  • Não estire suas articulações em excesso, pois o hormônio relaxina torna essas regiões passíveis de lesão;
  • Evite posições desconfortáveis como suportar o peso nas mãos e joelhos, que podem levar a dores.

Venha nos visitar no Espaço Kaizen. Nossos professores estão aptos a receber e ajudar gestantes. Aqui tem aulas de Pilates para pessoas de todas as idades. As aulas são planejadas de acordo com os objetivos do aluno levando em consideração o nível de desempenho de cada um. As turmas são formadas com, no máximo, três alunos, que realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que contribui para melhor eficiência da aula e aproveitamento por parte dos alunos. Agente sua aula experimental.

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