Transforme sua respiração em meditação para encontrar a paz interior

A respiração é uma das fontes de cura mais poderosas, pois respirar de forma calma, profunda, lenta e rítmica, reduz a ansiedade, o medo, a dor e a depressão, além de ativar o sistema imunológico, melhorar a concentração e estimular a liberação dos hormônios do bem-estar, tais como serotonina e ecitocina. Uma respiração profunda ativa o sistema nervoso parassimpático, ajudando você a se sentir relaxado, controlando sua experiência e conectando a si mesmo e ao mundo.

Aprender a técnica de meditação que te ajuda a observar, experimentar e regular sua respiração, oferece um caminho para acessar os benefícios da respiração profunda a qualquer momento que você queira. Seguindo e observando atentamente sua respiração, você desenvolve uma relação com ela e começa a pensar nela como um fluxo de sensação e energia, momento a momento.

Quando você foca na sua respiração, você tira seu cérebro do piloto automático, permitindo que você se localize no tempo e no espaço. Desligar essa rede permite liberar pensamentos obsessivos; Também ativa o sistema nervoso parassimpático, estimulando a mente e o corpo a relaxar.

Uma vez que você aprende a usar sua respiração, você se torna capaz de de manter seu corpo equilibrado. Por exemplo, depois que você passa a realizar expirações mais longas do que as inspirações, você alcança o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático (ação de luta e fuga, diante de uma situação de estresse) e o parassimpático (relaxamento). Dessa forma, você se sente equilibrado e calmo durante todo o dia. Esse equilíbrio é fundamental para que você entenda e reconheça as mensagens que o seu corpo envia a você constantemente, tais como, fadiga, irritação e sinais de aviso antecipado de que você precisa estabelecer um limite com algo ou alguém, ou que precisa descansar algum tempo, mudar sua dieta ou tomar medidas para reduzir seu estresse.

Praticando a consciência na respiração

Atente-se à sua respiração durante a maior parte do tempo do início da sua meditação. Depois de aprender as etapas abaixo, introduza essa prática no seu dia-a-dia. Você pode até colocar um aviso no seu celular que te lembre de parar para se concentrar na sua respiração.

1) Observe as inspirações e expirações

Sente-se ou deite-se em uma posição confortável. De olhos abertos ou fechados, preste atenção no seu corpo para liberar qualquer tensão desnecessária. Traga sua atenção para sua respiração. Sem pensar, simplesmente observe e sinta a sensação de cada inspiração e expiração. Durante a inspiração, note seu abdomen expandindo; durante a expiração note-o relaxando. Sinta-se relaxado.

2) Observe a energia fluindo

Sente-se ou deite-se em uma posição confortável. De olhos abertos ou fechados, preste atenção no seu corpo para liberar qualquer tensão desnecessária. Observe sua respiração e seu abdômen enquanto respira. Em cada respiração, observe a corrente de energia circulando pelo seu corpo. A cada inspiração, sinta a sensação e a energia fluindo pela frente do seu corpo dos pés à cabeça. A cada expiração, sinta a energia fluindo pelas suas costas.

3) Conte sua respiração

Quando você conta sua respiração, você se liberta dos pensamentos indesejáveis. Quando isso ocorrer, sem julgamentos, coloque-os de lado e foque novamente na contagem da respiração. Cada vez que você retorna ao foco da respiração, você reforça sua habilidade de se manter sem distrações durante a respiração, assim como no seu dia-a-dia. Siga os passos anteriores e passe a contar sua respiração.

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Com informações de Yoga Journal

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