Massagem auxilia na prevenção e tratamento de doenças físicas e psicológicas, de acordo com estudo

De acordo com estudo* realizado em Curitiba, a massagem é um recurso terapêutico e reconhecidamente eficiente no alívio de dores e para prevenir diversas doenças. O objetivo é tornar a pessoa consciente de seu corpo, tornando-se apto a identificar tensões, ter atenção a sua respiração e aliviar as cargas emocionais. A massagem melhora significativamente a nutrição celular por aumentar a circulação sanguínea e linfática.

Segundo os autores, as dores podem ser generalizadas, focais, superficiais, profundas, agudas, crônicas, de origem somática ou visceral, acompanhadas de alterações tais como vasodilatação, palidez, sudorese, expressão de desconforto, agitação psicomotora, cansaço, má digestão, etc, que podem estar associados a fatores psicossomáticos ou patofisiológicos.

Em qualquer caso, é necessário a busca por um profissional massoterapeuta que está apto a encontrar o diagnóstico correto sobre a origem da dor através de uma avaliação física acurada e histórico do paciente. Caso você tenha em mãos seus exames e diagnósticos médicos, apresente ao seu massoterapeuta para auxiliar no melhor tratamento para o seu caso.

Ainda de acordo com os autores, o psiquismo não está dissociado do corpo físico, isso quer dizer que todos os traumas, tensões e estresse seja por conta de ocorrências diárias ou devido a uma condição de saúde pré-existente, torna a musculatura enrijecida, podendo ocorrer subluxações.

Os toques da massagem estimulam os impulsos da pele e seus receptores de todas as partes do corpo.

“Quando a tensão é reduzida, os músculos param de se contrair, os vasos sanguíneos relaxam, reduzindo as constrições vasculares, permitindo com que o sangue flua livremente, levando nutrientes e o oxigênio necessário a todos os órgãos e tecidos do corpo. Desta maneira também pode fluir melhor a energia pelo corpo, visto que as couraças as aprisionam. Quando mais relaxados os feixes musculares, maior circulação energética”.

A massagem regular traz benefícios como percepção e sensibilidade corporal, consciência corporal, sensação de acolhimento e bem-estar, bem como perda de peso, diminuição da ansiedade, auxílio na diminuição de uso de álcool e tabaco, aceleração do processo de cura de contusões.

Segundo o estudo, a massagem auxilia de forma específica:

1) Imunidade
2) Efeito calmante
3) Reabsorção de edemas
4) Redução de estafa
5) Liberação de endorfinas

*SEUBERT, Fabiano; VERONESE; Liane. A massagem terapêutica auxiliando na prevenção e tratamento das doenças físicas e psicológicas. In: ENCONTRO PARANAENSE, CONGRESSO BRASILEIRO, CONVENÇÃO BRASIL/LATINO-AMÉRICA, XIII, VIII, II, 2008. Anais. Curitiba: Centro Reichiano, 2008. CD-ROM. [ISBN – 978-85-87691-13-2]. Disponível em: http://www.centroreichiano.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s