Pilates alivia dor lombar em gestantes

O método Pilates tem como princípio a consciência corporal alinhando a prática física com o relaxamento mental através de exercícios conduzidos de forma fluida e controlada coordenados com a respiração.

Na gestação é comum que ocorra lombalgia (dor na região lombar) devido às mudanças anatômicas sofridas pelo corpo da mulher a fim de compensar a carga extra proporcionada pela evolução da gestação no aumento do abdomen para acomodar o bebê. Geralmente, a lombagia é acompanhada de lombocitatalgia, ou seja, a dor da coluna irradia para os membros pélvicos, aumentando o desconforto da gestante.

Essas mudanças que ocorrem na gestação, levam a gestante a modificar seu centro de gravidade, o que muda também sua forma de andar, postura e sobrecarga no sistema músculo-esquelético. Com a projeção do abdomen para frente, o corpo passa a compensar projetando-se para trás, o que aumenta a lardose e com isso, a lombalgia

Segundo estudo nacional publicado na revista Pilates Zone, um terço das mulheres grávidas citam a lombalgia como um incômodo severo que interfere diretamente em suas atividades diárias, comprometendo a capacidade de trabalho e a qualidade do sono. A lombalgia é o maior motivo de licença maternidade antecipada.

O método Pilates traz uma proposta reabilitadora para as gestantes, pois trabalha ensinando a gestante a conhecer melhor seu corpo, estarem preparadas e confiantes sobre si mesmas, ao trabalhar com condicionamento aliado à prevenção e reabilitação. A gestante aprende a realinhar seu centro de força, como abdome, quadril e lombar. A prática consiste em poucas repetições, com concentração, precisão e fluidez dos movimentos, com foco na postura, o que minimiza as compensações, previne dores, alonga e relaxa a musculatura, fortalece a musculatura perineal, o que prepara para o parto e pós-parto e estimula a circulação.

O estudo concluiu melhora na dor, aumento das curvaturas fisiológicas, consciência corporal e aumento da disposição para realizar atividades diárias após um mês de prática. Foram realizadas três sessões semanais, com duração de uma hora cada, comprovando que o método é eficaz na redução da lombalgia e incômodos resultantes das alterações posturais que ocorrem na gestação.

Venha nos visitar no Espaço Kaizen. Nossos professores estão aptos a receber e ajudar gestantes. Aqui tem aulas de Pilates para pessoas de todas as idades. As aulas são planejadas de acordo com os objetivos do aluno levando em consideração o nível de desempenho de cada um. As turmas são formadas com, no máximo, três alunos, que realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que contribui para melhor eficiência da aula e aproveitamento por parte dos alunos. Agente sua aula experimental.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.