Vença a depressão praticando Yoga

A conhecida posição de lótus, ou Padmasana (Imagem: iStock)
A conhecida posição de lótus, ou Padmasana (Imagem: iStock)

Não é novidade que o Yoga promove bem-estar físico e mental, como já publicamos muitas vezes aqui no blog do Kaizen. Conforme publicado na revista Time, um estudo realizado pela Universidade de Boston, EUA, veio comprovar o que os praticante de Yoga já sabem a respeito benefícios emocionais e seu impacto na saúde, principalmente no combate à depressão.

O estudo, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, incluiu 30 voluntários com idade entre 18 e 64 anos diagnosticados com depressão clínica, que não estavam sendo tratados com antidepressivos por pelo menos 3 meses antes da pesquisa. Metade dos participantes praticaram 90 minutos de Yoga distribuídas em três aulas por semana, além de sessões de 30 minutos em casa por semana. A outra metade do grupo, praticou duas aulas de Yoga por semana e três sessões de Yoga em casa por semana.

As aulas foram compostas pelas posturas do Yoga, respiração controlada, alinhamento, bem como, 20 minutos de respiração leve com 5 inalações e exalação através do nariz por minuto.

Após 3 meses, a maioria dos voluntários de ambos os grupos afirmaram melhora de 50% no quadro de depressão. Como era de se esperar, quanto mais Yoga, mais resultado, os voluntários do grupo que praticaram em aula por 3 vezes por semana tiveram melhores resultados.

A autora do estudo, Dra. Chris Streeter, professora-associada de psiquiatria e neurologia da Universidade de Boston, afirma que a prática de Yoga regular tem poucos efeitos adversos e menos interações medicamentosas do que remédios que alteram o humor.A queixa mais comum relatada no estudo foi uma dor muscular pequena e temporária – e um participante experimentou pensamentos angustiantes enquanto praticava exercícios de respiração em casa.

Aquelas pessoas que não obtiveram resposta ao tratamento convencional e aquelas que desejam aprimorar os resultados, podem obter muitos benefícios com a prática regular de Yoga, pois, ao contrário das drogas antidepressivas, o Yoga e a respiração profunda, estimulam o sistema nervoso autônomo, de acordo com Streeter. “Se o seu sistema nervoso autônomo está equilibrado, o resto do cérebro funciona melhor”, completa. A pesquisa mostra que 40% das pessoas que tomam antidepressivos não se recuperam completamente da depressão, diz Streeter, o que aumenta o risco de uma recaída. “Conseguir que esses 40% sintam-se melhor é um objetivo realmente importante. Em vez de adicionar outra droga, eu argumentaria que o Yoga é outra coisa que você pode adicionar ao regime de tratamento que pode ajudar “.

Embora o Yoga é considerado uma prática segura para pessoas de todos os níveis, existem vários tipos de Yoga que trazem benefícios para a saúde, acrescenta Streeter. “Depende de quem é a pessoa e o que ela está procurando”, diz ela. Por enquanto, o que está claro é que o tipo com os maiores benefícios para a saúde será o tipo que você aderir.

O Espaço Kaizen oferece Hatha Yoga com a profa. Márcia Heder, que está apta a atender alunos de todos os níveis com os mais diversos objetivos. Agende sua aula experimental gratuita agora mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.