Estudo comprova eficácia do Método Pilates para mulheres da melhor idade

Que o Pilates é recomendado para pessoas na melhor idade não é novidade para ninguém, porém um estudo realizado pela Universidade Federal do Pará, publicado na revista científica Fisioterapia e Pesquisa, mostra resultados que comprovam a eficácia do método para mulheres acima de 60 anos.

O objetivo do estudo foi avaliar o efeito do método Pilates na autonomia funcional de mulheres da melhor idade. Participaram da pesquisa 52 voluntárias, entre 60 e 78 anos, que foram submetidas a uma avalização geral (idade, peso e autonomia funcional) e ao protocolo de avaliação da autonomia funcional do Grupo Latino-Americano de Desenvolvimento para Maturidade (GDLAM), que consiste em cinco testes (caminhada de 10 m, levantar-se da posição sentada, levantar-se da cadeira e locomover-se pela casa, levantar-se da posição de decúbito ventral e vestir e tirar uma camiseta). Todas as participantes eram aptas a realizar atividades de rotina sem necessidade de auxílio ou portadoras de qualquer problema de saúde com limitação física, foram selecionadas apenas aquelas com aptidão física para praticar Pilates e que não praticassem outro tipo de atividade física.

As voluntárias foram divididas em dois grupos. Um dos grupos foi submetido a aulas de Pilates com dez exercícios, duas vezes por semana por oito semanas. Já o grupo controle, não passou por qualquer plano de atividade física.

Os dois grupos foram reavaliados após oito semanas, trazendo resultados positivos para o grupo que praticou Pilates. De acordo com o estudo, as voluntárias que praticaram Pilates tiveram diferenças significativamente melhores, inclusive no índice GDLAM, passando da classificação de regular a bom. A pesquisa concluiu que o método Pilates contribui significativamente o desempenho funcional de mulheres acima de 60 anos.

O envelhecimento pode comprometer a captação e interpretação dos estímulos sensoriais, causando limitações no desempenho motor. Vários estudos já comprovaram que a prática regular de atividade física tem demonstrado resultados positivos de ganho funcional em pessoas da melhor idade.

De acordo com a pesquisa, o Pilates, promove o reforço do centro de força, atuando na melhora na força, resistência, flexibilidade, estabilidade postural e desempenho motor. O fortalecimento e o ganho de flexibilidade dos músculos do centro do corpo garantem a estabilização corporal durante atividades estáticas e dinâmicas, além de favorecer o equilíbrio do praticante. A prática do método por senhoras saudáveis, tal como avaliada no estudo, propiciou melhora significativa em seu desempenho funcional.

O Espaço Kaizen oferece aulas de Pilates para pessoas da melhor idade. As aulas são planejadas de acordo com os objetivos do aluno levando em consideração o nível de desempenho de cada um. As turmas são formadas com, no máximo, três alunos, que realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que contribui para melhor eficiência da aula e aproveitamento por parte dos alunos. Agente sua aula experimental.

Anúncios

Um comentário em “Estudo comprova eficácia do Método Pilates para mulheres da melhor idade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.