Estresse: livre-se dele de uma vez por todas

Estresse não é necessariamente ruim, pois é imprescindível em casos nos quais você precisa de energia extra para a realização de um esporte, antes de uma reunião importante, evitar um acidente de carro por reflexo rápido, etc. A adrenalina é responsável por aumentar a frequência cardíaca e o cortisol aumenta o açúcar no sangue, enquanto a energia é desviada dos sistemas digestório e imune. Respostas imprescindíveis para o humano pré-histórico lutar ou fugir.

Porém, quando o organismo não relaxa e o estresse persiste, a resposta de luta e fuga pode causar sérios problemas à saúde. Trata-se de uma reação negativa que leva a muitos sintomas como dores de cabeça e estômago, elevação da pressão arterial, dores no peito e problemas de sono.

O estresse pode ser temporário, como ficar tenso no trânsito lento ou atrasos. Mas a American Psychological Association afirma que o estresse pode ser crônico, principalmente, durante dificuldades financeiras, doenças crônicas ou problemas familiares. Não é necessariamente um evento que causa o estresse e sim, a resposta do organismo ao evento que é o gatilho para o estresse. Quando o cérebro percebe que há uma situação estressante, aumenta os batimentos cardíacos e a pressão arterial, além de tensionar os músculos. O estresse pode se prolongar por longos períodos de acordo com os efeitos do organismo. À medida que a massagem relaxa e acalma mente e corpo, alivia o estresse.

A resposta muscular ao estresse culmina em uma tensão localizada ou generalizada. Geralmente, quando o evento termina, a musculatura relaxa. Porém, se o estresse é constante, os músculos permanecem em um estado permanente de tensão. Essa condição leva a dores musculares, articulares, de cabeça, de pescoço e outros sintomas. Já a resposta imunológica ao estresse, faz com que o organismo conserve energia suprimindo o sistema digestório e o imune. A circulação aumenta no coração, pulmões e músculos. Por isso, em condições de estresse crônico, ocorrem doenças como resfriados, gripes e outras, além de problemas digestivos. A massagem é capaz de normalizar a circulação, melhorando o sistema imunológico e restaura as funções normais do sistema digestório, de acordo com o Centro Digestivo e Medicina Integrada Johns Hopkins, EUA. Além disso, contribui para desfazer a tensão muscular que leva ao alívio de todos os efeitos que ela causa.

O alívio do estresse é um dos principais benefícios da massagem. É um componente essencial para pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável. Estudos clínicos comprovam que uma sessão de massagem diminui significativamente a frequência cardíaca, níveis de cortisol e de insulina.

A pesquisa encabeçada pela American Psychological Association chegou à conclusão que a massagem diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial, relaxa os músculos e melhora a produção de endorfina, o hormônio ligado ao bem-estar. Serotonina e dopamina também são estimuladas pela massagem resultando em calma e relaxamento.
Massagem pode ajudar a relaxar os pontos de tensão e dores musculares, melhorar a mobilidade das articulações, melhorar a circulação e diminuir is níveis de estresse.

Você pode contar com o Espaço Kaizen para o alívio do estresse. Nossos massoterapeutas vão ajuda-lo a aliviar as tensões, dores, desconfortos, bem como, promover bem-estar através de diversos tipos de massagem seja para homens ou mulheres. Venha nos fazer uma visita!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.