Passo-a-passo para realizar a postura invertida com a cabeça apoiada (Salamba Sirsasana)

moça com blusa azul clara e calça azul escura realizando a posturs invertida com apoio de cabeça
Foto: Yoga Journal

As posições invertidas são importantes na aula de Yoga. Cada uma tem uma função específica. A postura com a cabeça apoiada, com alinhamento apropriado, contribui para alongar todo o corpo enquanto tranquiliza o cérebro.
Essa postura contribui para alívio de dor nas costas, dor de cabeça, problemas cardíacos, pressão alta, desconfortos decorrentes da menstruação e torcicolo. Evite realizar a postura caso tenha pressão baixa ou esteja gestante.

1) Use um cobertor dobrado ou um tapete para apoiar a cabeça e os antebraços. Ajoelhe-se no chão. Entrelace os dedos e apoie os antebraços no chão, cotovelos na largura do ombro. Abra levemente os braços, pressionando os pulsos internos firmemente no chão. Apoie o topo da cabeça no chão. Se você está apenas começando a praticar essa postura, pressione as bases de suas palmas juntas e aconchegue a parte de trás da cabeça contra as mãos cruzadas. Estudantes mais experientes podem abrir as mãos e colocar a parte de trás da cabeça com as palmas abertas.

2) Levante os joelhos do chão enquanto inala o ar suavemente. Caminhe com os pés para perto dos cotovelos com cuidado, mantenha os calcanhares elevados. Eleve as coxas, formando um “V” invertido. Firme as escápulas nas costas e leve-os em direção ao cóccix para que o tronco esteja alongado. Isso deve ajudar a evitar o colapso dos ombros em seu pescoço e cabeça.

3) Exale e levante os pés do chão. Eleve os dois pés ao mesmo tempo, dobrando os joelhos e saltando levemente do chão. À medida que as pernas (ou as coxas, se os joelhos estão dobrados) sobem perpendiculares ao chão, firme o cóccix contra a parte de trás da pelve. Vire a parte superior das coxas ligeiramente, e eleve os calcanhares em direção ao teto (alinhando os joelhos se você o dobrou para subir). O centro dos arcos devem alinhar sobre o centro da pelve, que por sua vez deve alinhar sobre o topo da cabeça.

4) Firme internamente os braços relaxando os dedos. Continue a pressionar as escápulas contra as costas em direção ao cóccix. Mantenha o peso uniformemente equilibrado nos dois antebraços. Também é essencial que seu cóccix continue a subir em direção aos calcanhares. Uma vez que as costas das pernas estão totalmente alongadas através dos calcanhares, mantenha esse comprimento e pressione para cima através dos polegares.

5) Como um praticante iniciante, permaneça na postura por 10 segundos. Adicione gradualmente 5 a 10 segundos todos os dias até que você possa manter-se confortavelmente na postura por 3 minutos. Em seguida, continue por 3 minutos por dia por uma semana ou duas, até se sentir relativamente à vontade na postura. Novamente adicione 5 a 10 segundos todos os dias ou até que você possa manter-se confortavelmente na postura por 5 minutos. Desça exalando o ar, sem perder a elevação dos ombros, com os dois pés tocando o solo ao mesmo tempo.

A Sirsasana é considerada uma postura intermediária a avançada, por isso, você precisa praticar Yoga com frequência há algum tempo. Venha conhecer o Espaço Kaizen e agende sua aula experimental. Comece praticar Yoga já e sinta todos os seus benefícios.

Com informações do Yoga Journal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s