Massagem relaxante aumenta os níveis de ocitocina, diminuindo estresse e promovendo bem-estar, de acordo com estudo

Benefícios da massagem relaxante
Foto: Internet

As relações sociais, o bem-estar e a longevidade estão intimamente ligados ao nível de ocitocina no organismo. Hormônio responsável pelo controle nervoso do estresse e ansiedade, incluindo cuidados parentais, formação de laços, memória social e agressão a terceiros, de acordo com estudo publicado na Revista de Enfermagem Referência*.

Segundo o estudo, a massagem relaxante demonstrou estímulo para aumento significativo nos níveis de ocitocina no sangue, ficando à frente da indução de emoção positiva. Já a indução de emoção negativa inibe a liberação de ocitocina no sangue, levando a maior ansiedade e estresse.

Os níveis de ocitocinas dependem de especificidades pessoais, como genética, estilo de vida, comportamento, relações interpessoais, entre outros. Mas, o estudo revela que houve aumento desse hormônio em todas as voluntárias, em maior ou menor grau, dependendo dos fatores relacionados às características pessoais.

A aplicação de massagem relaxante aumenta a concentração plasmática de ocitocina. Os níveis elevados desse hormônio promovem diminuição na ansiedade e aumento da calma e confiança interpessoal – comportamentos sociais importantes no tratamento de patologias psiquiátricas como a ansiedade.

No Espaço Kaizen, você encontra profissionais capacitados e prontos para receber você. Venha nos fazer uma visita e conheça o espaço de saúde e bem-estar que vai fazer parte da sua rotina.

*DCF Campos, JMGN Graveto – Revista de Enfermagem Referência, 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.