Não durma durante a meditação, saiba o porquê

mulher deitada no chão de olhos fechadas com calça preta e top cinza realizando meditação
Foto: Yoga Journal

Você vai se sentir confortável e relaxado, mas acredite, você não vai querer dormir durante seu processo de auto-realização.

A cada aula de Yoga, seu professor te guia através de um completo relaxamento na postura deitada, chamada também de cadáver, a savasana. Embora a meditação seja um auxílio para o sono, durante a prática, é importante manter-se alerta e desperto, pois você não pode dormir durante a prática que vai ajudá-lo a alcançar a auto-realização.

A partir do momento que você pega no sono, você se torna completamente inconsciente e incapaz de aprender qualquer coisa, simplesmente porque você não está em condições de perceber o que está acontecendo.

“Um pouco de consciência é necessária a fim de você testemunhar e experimentar uma gama enorme de atividades entre o corpo e a mente”, explica Dharma Mittra, instrutor de Yoga Nidra, ao Yoga Journal.

Mas, então, qual é o segredo de se manter desperto? Esforçando-se a manter-se alerta e prestando muita atenção ao seu professor. Yoga nidra é uma meditação guiada que te ajuda a manter a atenção em seu corpo.

“Alguns professores podem lançar mão de fazer algum som, como bater palmas ou tocar um sino a fim de manter os alunos despertos”, explica Mittra.

A fim de evitar distrações mentais, observe o padrão da sua respiração durante a meditação profunda ou mantenha o foco da sua atenção em um mantra. O centro do Yoga nidra é cultivar constantemente esse estado de atenção.

De acordo com Mittra, com a prática frequente, você nunca vai perder sua consciência, talvez apenas por alguns segundos, mas sempre estará desperto e desfrutará da ausência de atividade. Tal habilidade se desenvolve devagar. O corpo e a mente se tornam inativos, mas o “eu” nunca desliga.

Nas aulas de Hatha Yoga o Espaço Kaizen, realizamos sempre meditação guiada para que você relaxe e volte para sua casa com as energias renovadas. Conecte-se consigo mesmo, faça uma aula experimental de Yoga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.