Yoga alivia sintomas da síndrome do túnel do carpo, segundo estudo

Foto: Brachat, Oliver/the food passionates/Corbis

Um estudo publicado na Revista Pública de Saúde, intitulado “Yoga mitiga alguns sintomas da Síndrome do Túnel do Carpo”* (em tradução livre), objetivou analisar os efeitos da prática do Yoga em pessoas que sofrem da Síndrome do Túnel do Carpo.

A Síndrome do Túnel do Carpo é uma afecção ocupacional resultante de realização de movimentos repetitivos das mãos. Trata-se de uma enfermidade debilitante que traz efeitos para o paciente e também para a empresa, já que há perda de produtividade, ausência no trabalho, bem como altos custos com atenção médica. O tratamento clássico consiste na imobilização do braço, administração de anti-inflamatórios, injeções e, em alguns casos, cirurgia. Mesmo assim, tais medidas são paliativas e podem ser pouco eficazes para aliviar os sintomas.

Sendo assim, o Yoga e outras técnicas de relaxamento são utilizadas a fim de aliviar os sintomas muscoloesqueléticos, porém são poucos os estudos que analisam se tais práticas proporcionam uma melhora real nos pacientes.

O estudo em questão analisou 42 pessoas aposentadas que sofrem da Síndrome do Túnel do Carpo. As pessoas foram divididas em dois grupos, sendo que um deles foi tratado com a imobilização do punho e o outro foi submetido a aulas de Yoga com 11 posturas destinadas a fortalecer, alongar e realinhar as articulações da parte superior do corpo, além de exercícios de relaxamento, duas vezes por semana, durante oito semanas.

Após o término do programa, os resultados dos testes foram comparados com os dados obtidos antes do início do programa. Os pesquisadores observaram melhora significativa quanto à força da mão afetada e das dores na região. Alguns dos voluntários declararam que não voltaram a sentir dor por 4 semanas após o programa.

O estudo concluiu que as aulas de Yoga ajudam o paciente a ter melhor consciência corporal e da parte superior do corpo. Além disso, concluíram que o Yoga também ajuda a prevenir a ocorrência da Síndrome e início dos sintomas em pessoas que ainda não manifestaram a afecção.

Se você é portador da Síndrome do Túnel do Carpo ou seu trabalho estimula apenas movimentos repetitivos, venha fazer Yoga conosco aqui no Espaço Kaizen. Agende sua aula experimental.

*Rev Panam Salud Publica vol.5 no.2 Washington Fev. 1999

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.