10 motivos para você que tem mais de 50 anos praticar Pilates

idoso fazendo pilates na bola Pilates e alternativa para envelhecer com qualidade
Foto: Internet

A chegada da idade não precisa ser um martírio, o bom de envelhecer é ter a possibilidade de modificar a sua vida para melhor baseando-se nas experiências anteriores. Uma delas é cuidar da sua saúde. Algumas alterações que acompanham o envelhecimento são a perda de resistência, de flexibilidade, de equilíbrio, de coordenação e de memória. Associado a isso, dependendo de genética e de suas escolhas alimentares e comportamentais durante sua vida, podem estar doenças como diabetes, doenças imunomediadas, osteoporose, artrose, incontinência urinária, etc. Diante desse quadro, o Pilates é um importante aliado na prevenção e até regressão dos sintomas associados a essas alterações.

E talvez, você seja aquela pessoa com mais de 50 com corpo e mente de 20, nesse caso você pode buscar o Pilates para manter sua qualidade de vida e continuar fazendo boas escolhas para sua saúde.

Seguem 10 motivos para que você comece a praticar Pilates agora mesmo:

1) Previne lesões

As lesões podem estar associadas a enfermidades como osteoporose, que são as chamadas fraturas patológicas, ou devido aos desequilíbrios associados à senilidade. Com o avançar da idade, o desgaste de toda uma vida torna ossos, articulações e músculos mais frágeis, tornando lesões e fraturas comuns. Além disso, a cicatrização e recuperação se tornam mais lentas devido à diminuição na substituição de células.

O Pilates trabalha a musculatura, fortalecendo todo o corpo de forma harmoniosa e sem sacrifício, já que o princípio do método é respeitar os limites de cada um. A prática do Pilates, assim como outras modalidades de atividade física, estimulam a estrutura esquelética promovendo melhor deposição de cálcio nos ossos e evitando a reabsorção óssea.

2) Melhora o equilíbrio

O equilíbrio vai ficando cada vez mais desestabilizado no decorrer da idade por diversos fatores, tais como, fraqueza muscular, degeneração nervosa, etc. Os exercícios do Pilates, seja com bola ou aparelhos, desafiam o equilíbrio corporal trazendo consciência corporal em pessoas de qualquer idade, portanto contribuindo consideravelmente para manter ou resgatar o equilíbrio de pessoas com mais de 50 anos.

3) Corrige a postura

A coluna vertebral, assim como outros ossos do corpo, recebem menos matriz óssea e menor recomposição de células com o avançar da idade, por isso, é comum ocorrer desvios de eixo levando à má postura.

O Pilates realiza exercícios que corrigem a postura e trazem consciência corporal para que você possa aplicar no seu dia-a-dia e manter a postura correta o tempo todo, evitando desvios e dores.

4) Alivia as dores

As articulações vão se tornando frágeis devido à menor recomposição de matriz cartilaginosa que compõe as superfícies articulares. O líquido sinovial se torna mais viscoso e em menor quantidade, podendo levar a dores por menor amplitude de movimentos ou pequenas fraturas por impacto.

Com o método Pilates você adquire melhor flexibilidade das articulações promovendo melhor deposição de cartilagem por estimulação. O Pilates te ajuda a realizar todos os movimentos potenciais das suas articulações respeitando os seus limites. Em conjunto com o fortalecimento ósseo e muscular, que protegem as articulações dos impactos do dia-a-dia, você sentirá alívio significativo das dores articulares.

5) Reabilita enfermidades pré-existentes

Se você já foi diagnosticado com alguma enfermidade, que de alguma forma esteja limitando seu potencial, atrapalhando sua qualidade de vida e diminuindo seu bem-estar, o Pilates pode te ajudar a regredir ou estacionar a evolução da doença. Seja artrose, artrite, osteoporose, osteopenia, degenerações diversas, etc, cada aluno tem um planejamento próprio baseado nos seus objetivos e nível de avanço da enfermidade.

6) Previne enfermidades próprias da terceira idade

Com a senilidade, as células passam a se renovar de maneira mais lenta, dependendo da genética de cada um e estilo de vida, algumas alterações podem ocorrer no avançar da idade. Se você ainda está livre de qualquer uma delas, aproveite para que os benefícios do Pilates evitem que você tenha os desconfortos que acompanham o avanço da idade. O método Pilates foca no centro de força abdominal, trabalha flexibilidade e fortalecimento muscular de forma homogênea dentro dos limites de cada um, mas sempre avançando um passo a cada aula para que o aluno esteja sempre evoluindo.

7) Proporciona melhor flexibilidade

Com a idade, o corpo passa a ficar “encurtado”, isso quer dizer que a musculatura perde massa e as articulações vão perdendo amplitude. Os exercícios do Pilates estimulam músculos esquecidos e fortalece toda a musculatura de todo o corpo ao mesmo tempo em que promove o espaçamento entre as articulações devolvendo a elas sua amplitude e movimentos naturais.

8) Estimula atenção e concentração

O método Pilates foca na respiração a fim de realizar exercícios controlados e conscientes. Essa prática estimula as conexões neuronais a trabalharem em função da realização correta de cada movimento, promovendo estímulos nervosos e mantendo a mente trabalhando o tempo todo.

9) Trabalha a consciência corporal

Ela é o centro dos princípios do Pilates, a consciência corporal é o objetivo principal em qualquer planejamento dentro do método Pilates, pois é com ela que o corpo aprende a trabalhar de forma harmoniosa, é com ela que você consegue, sem notar, viver sua rotina diária aplicando os princípios do método aprendidos e assimilados em aula.

Para pessoas com mais de 50 anos, a consciência corporal é a pedra fundamental para uma vida saudável e com bem-estar, já que mantém a mente sempre ativa e conectada o tempo todo com o corpo.

Pilates alivia as dores nas costas quando praticado 3 vezes por semana, segundo estudo

10) Proporciona independência

Todas as pessoas acima de 50 anos podem praticar Pilates, pois o método respeita as limitações, quando estiverem presentes, bem como trabalha com aulas personalizadas, já que o planejamento deve ser feito para cada aluno baseando-se nas suas características individuais. Fortalecendo o corpo como um todo, mantendo a saúde, promovendo conexão mente-corpo e a consciência sempre ativa, você sempre estará apto a realizar as atividades do dia-a-dia de forma independente.

Venha conhecer o Espaço Kaizen e nossa proposta para alunos 50+. Faça uma aula experimental gratuita e entenda o que podemos fazer por você.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s