5 motivos para você que tem hérnia de disco praticar Pilates

moça praticando pilates para hernia de disco
Foto: Corbis

A coluna vertebral é formada por vértebras, que são pequenos ossos unidos por discos cartilaginosos responsáveis por amortecer o impacto que a coluna sofre durante nossa movimentação. A hérnia ocorre quando um ou mais discos intervertebrais se rompem, podendo ser classificada como hérnia leve – quando ocorre pequena protusão discal – ou grave – quando há ocorre compressão de uma raiz nervosa.

A hérnia pode ocorrer em uma ou mais regiões da coluna, que é divida em coluna cervical, torácica, lombar e sacral, portanto o planejamento da rotina de exercícios para um aluno com hérnia, deve basear-se na localização da lesão.
As causas para a hérnia de disco são inúmeros, destacando-se entre elas, o sedentarismo, obesidade, horas em video game ou computador, transporte de cargas pesadas, realização de atividade física de forma errada, etc.

Os sintomas são formigamento, irradiação e dor, cuja intensidade varia conforme o grau de protrusão do disco, pois quanto maior, mais estruturas tais como nervos e ligamentos, podem estar envolvidos. Em alguns casos recomenda-se a cirurgia.

Os tratamentos chamados conservativos (aqueles que não se caracterizam por intervenção cirúrgica) visam diminuir a dor, devolver a funcionalidade da coluna e retardar a evolução da enfermidade. Qualquer medicamento deve ser administrado com o acompanhamento de um médico, assim como, qualquer atividade física deve ter o aval deste.

Repouso e imobilização são fundamentais em momentos de crise aguda. Após, deve-se iniciar com um plano progressivo de atividade física, no qual deve-se incorporar flexibilidade e alongamento a fim de criar estabilização da coluna e também promover sua mobilidade.

O método Pilates é uma alternativa a se considerar fortemente em casos de hérnia de disco, pois, de acordo com seus princípios, o aluno é desafiado dentro dos seus limites. Além disso, a respiração é um fator fundamental para a estabilização da coluna em conjunto com a fortificação da região “power house”, ou seja, aumentar a força abdominal a fim de proteger a coluna.

O Pilates promove proteção dos discos diminuindo o impacto sobre a coluna, devido aos 5 motivos citados abaixo:
Alivia a dor

  1. Fortalece a região abdominal protegendo a coluna
  2. Promove realinhamento postural
  3. Redistribui a carga sobre o corpo
  4. Reequilibra a musculatura de forma homogênea
  5. Alivia as dores

Se você sofre com hérnia de disco, pare de sentir dor agora mesmo e realinhe sua coluna praticando Pilates no Espaço Kaizen. Aqui, os professores são capacitados a atender todos os tipos de lesões osteomusculares, entre elas a hérnia de disco. Venha nos visitar!

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