10 Motivos para você, dentista, praticar Pilates

Depois de mais de 10 anos ajudando pessoas a terem força, flexibilidade e melhorar a postura, nós do Espaço Kaizen, percebemos que um dos grupos que mais procuram pelo método em nosso estúdio, é de profissionais dentistas. Pois, esse grupo de pessoas tem uma das maiores taxas de problemas laborais que vão desde dores nas costas até tendinites e lesões mais sérias. Por isso, fizemos este post especialmente para você que cuida da saúde de tantas pessoas, já que ela começa pela boca, a dar um tempo para si mesmo e cuidar da sua própria saúde e bem-estar.

1) Prevenção de distúrbios osteomusculares

O dentista está sujeito a diversas enfermidades causadas após longos períodos de má postura, movimentos repetitivos e longas jornadas de trabalho sem descanso entre atendimentos. As enfermidades mais comuns são Síndrome do Túnel do Carpo, Síndrome do Túnel Ulnar, Epicondilite Lateral e Medial, bursite e tendinites em ombros, tenossinovites em punhos e dedos, cervicobraquialgia, Síndrome do Desfiladeiro Torácico, Dedo em Gatilho e Hérnia de Disco

 

2) Prevenção de LER e DORT

Estudos publicados comprovam que os profissionais da área de odontologia representam 30% dos profissionais que se afastam do trabalho de forma temporária ou permanente por problemas de saúde. mais acometidos por  Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). As áreas mais afetadas são coluna vertebral, pescoço, punhos e mãos. Essas lesões afetam a capacidade funcional devido à permanência na mesma posição por longos períodos, realizando movimentos repetitivos. O método Pilates é uma alternativa tanto para evitar o surgimento desses problemas quanto para sua reabilitação quando a afecção já se encontra instalada. A fim de evitar, os exercícios são focados em promover força muscular na região de coluna e membros superior. No caso de reabilitação, o professor monta um planejamento adequado a cada tipo de lesão, intensidade de dor e evolução do processo.

3) Movimento de ombros e escápula

Os dentistas trabalham o tempo todo usando as mãos, sendo assim há grande sobrecarga sobre os músculos que sustentam os ombros, estes estão intimamente ligados à escápula, que serve como apoio para esses músculos. Essa região torna-se tensionada. No método Pilates, há promoção de alívio de tensões através de movimentos conscientes e mobilização dos músculos relacionados aos movimentos dos ombros.

4) Quando sentado

A maior parte de dores em coluna e pescoço deve-se ao fato dos dentistas passarem a maior parte do seu tempo sentados. A posição promove má postura, fraqueza muscular e não estimula a consciência corporal. Para evitar os desgastes e desvios resultantes da má postura, o profissional deve manter uma rotina semanal de atividade física que promova consciência corporal e estimule as partes do corpo esquecidas pela posição sentada. O Pilates é uma atividade que promove flexibilidade e força, levando a melhor consciência corporal através de alongamentos, ganho de força com equilíbrio muscular e execução de forma consciente e fluida a fim de proteger as articulações. Além disso, o método promove alinhamento postural, tonificação, coordenação motora e concentração.

5) Alongamento muscular

O dentista, para a boa realização das suas atividades profissionais se vê obrigado a adotar posturas desfavoráveis. Essas posturas levam ao encurtamento de diversos músculos do corpo todo, gerando tensão e dor. Com o Pilates, o aluno é estimulado a trabalhar com todos os músculos de forma harmoniosa, estimulando o alongamento para que haja ganho na extensão muscular.

6) Alívio de posições de tensão

Como descrito no item anterior, as posturas desfavoráveis também levam à tensão de determinados grupos musculares e, ao mesmo tempo, enfraquecimento de outros. O método traz relação entre alongamento e fortalecimento adequada a fim de equilibrar toda a musculatura do corpo, proporcionando boa postura e estabilização da coluna. Isso ocorre devido ao fortalecimento do Power House, ou seja, o centro de força do corpo que se localiza no abdômen.

7) Fortalecimento muscular

As posições adotadas pelo profissional envolvem ligamentos e nervos, resultando em formigamento e dormência. A fadiga muscular causa diminuição na amplitude dos movimentos e leva a inflamações. O Pilates trabalha proporcionando alongamento e força musculares e, principalmente, consciência corporal a fim de evitar esses transtornos que leva à prejuízos das atividades do profissional.

8) Prevenção de lesões

Tanto o Pilates solo como aparelhos permite o desenvolvimento de melhor postura no dia-a-dia, melhorando a coordenação motora e consciência corporal. É importante realizar exercícios que fortaleçam os músculos responsáveis por estabilizar a coluna, cintura escapular e membros superiores.

9) Alívio do estresse

A respiração do Pilates bem como concentração e fluidez na execução dos exercícios proporcionam união entre mente e corpo, o que ajuda no alívio das tensões e do estresse levando a maior disposição para cumprimento das atividades diárias.

10) Proteção das articulações

Por mais ergonômicos que sejam os equipamentos utilizados pelos dentistas, ainda assim eles adotam posturas que sobrecarregam suas articulações. A coluna vertebral, ombros, punhos e joelhos sofrem com tensão má posicionamento articular. O Pilates, através de exercícios de flexibilidade e alongamento, trabalha no reposicionamento anatômico das articulações aliviam tensão e dores, além de prevenir problemas mais graves.

Se você é dentista e gostaria de prevenir ou cessar a progressão de uma lesão por esforço laboral, conte conosco aqui no Kaizen. Venha nos fazer uma visita e conhecer nosso método que vai te ajudar a manter a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s