Mulheres que praticam Pilates têm maior resistência muscular abdominal e nos braços, segundo estudo

moça praticando pilates - pilates para escoliose
Foto: Corbis

Um estudo recente, publicado na revista científica Motricidade*, comprova que mulheres que praticam Pilates adquirem maior resistência muscular no abdômen e nos braços.

De acordo com o estudo, o método Pilates promove condicionamento físico que proporciona bem-estar geral ao praticante através de força, flexibilidade, boa postura, controle motor, consciência e percepção corporal. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi analisar a influência do método sobre a resistência de força na flexão de braço e exercício abdominal.

Participaram do estudo, 12 voluntárias com idade de 25 a 40 anos. Foi realizado um teste prévio e um teste posterior às nove semanas da prática do Pilates a fim de avaliar a evolução das voluntárias. Cabe ressaltar, que as voluntárias praticaram exclusivamente o método Pilates durante o período de pesquisa. Além disso, as sessões tiveram duração de 50 minutos e foram compostas por exercícios de alongamento e aquecimento, bem como uso de equipamentos específicos do Pilates, tais como, aparelhos e bola.

Os pesquisadores compararam o desempenho das mulheres antes e depois da prática de Pilates e obtiveram resultados importantes a respeito da eficiência do método na promoção da saúde, com melhora evidente na resistência muscular das praticantes.

Os pesquisadores comprovaram que o método Pilates é eficiente no combate ao sedentarismo e o estresse, que, segundo eles, levam à problemas de saúde como diabetes e doenças cardiovasculares e redução na qualidade de vida.

É importante ressaltar que a atividade física deve ser praticada regularmente para um efeito benéfico nos órgãos em geral, bem como, prolongamento da vida com qualidade desta.

Os resultados da pesquisa confirmam a filosofia do método que consiste em um conceito chamado de contrologia, ou seja, o controle consciente dos movimentos musculares de todo o corpo. Isso quer dizer que o método está voltado para a correta utilização e aplicação harmônica dos princípios das forças que atuam nos diversos sistemas de alavancas do corpo humano. Como os exercícios são praticados, em sua maioria, com o aluno deitado e utilizando molas, ocorre diminuição no impacto às articulações, principalmente da coluna vertebral, possibilitando que qualquer pessoa possa praticar o método.

*Bainchetti Ferreira, Cristiane, Aidar, Felipe José, Silva Novaes, Giovanni da, Macedo Vianna, Jéferson, Carneiro, André Luiz, Souza Menezes, Luciana de, O método Pilates® sobre a resistência muscular localizada em mulheres adultas Motricidade.

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