Aprenda a respiração do Yoga e sinta-se relaxado o dia todo

A respiração, ao lado da meditação e posturas físicas, é um dos princípios do Yoga. Chamada de Pranayama, a respiração é essencial para a concentração, levando ao relaxamento profundo e à meditação.

Para o Yoga, a respiração objetiva a oxigenação do corpo, controle do prana (energia vital) e para controlar os pensamentos e sentimentos.

O Espaço Kaizen traz para você as respirações principais do Yoga para que você se sinta relaxado todos os dias, liberando a mente de preocupações o corpo das tensões.

Sente-se confortavelmente com as mãos repousadas sobre os joelhos, com as costas eretas e relaxando todo o corpo. Cuidado para não tensionar ombros e pernas.

Nadi Shodhana Pranayama

moça de branco e colar de contas pretas sentada de pernas cruzadas em posição de lótus com os dedos na mão direita repousados na testa
Foto: http://www.yogaindailylife.org

Essa respiração é realizada com as narinas alternadas. Isso ajuda a equilibrar o sistema nervoso, pois cada uma das narinas está diretamente relacionada com o hemisfério cerebral oposto.

1) Repouse os dedos indicador e médio da mão direita sobre a testa, entre as sobrancelhas.
2) Os dedos polegar e mínimo repousam sobre a narina esquerda e o polegar sobre a narina direita.
3) Tape a narina direita e inspire suavemente com a esquerda.
4) Solte a narina direita e pressione a narina esquerda, soltando o ar suavemente pela narina direita.
5) Inspire pela narina esquerda e expire pela direita
6) Repita os passos 3, 4 e 5 por cinco vezes.

Kapalabhati

gravura ensinando a respiração
Foto: https://yogavinirishikesh.com

De acordo com Ana Leda, professora de Yoga do Espaço Kaizen, significa “mente brilhante” ou “crânio luminoso”, é realizada com expirações forçadas e rápidas. Indicada para limpeza da mente, dos pulmões e das vias respiratórias. Limpa os seios nasais e proporciona clareza mental. Usada para auxiliara na meditação, fortalecendo o sistema nervoso e ativa o metabolismo devido à massagem dos órgãos internos. O objetivo é purificar o sistema respiratório, inalando com suavidade e expirando com vigor, ajuda a oxigenar o cérebro e fortalecer o abdomen.

1) Inspire suavemente.
2) Exale o ar empurrando o umbigo em direção às costas fazendo som de “X” com os lábios, expulsando o ar com força.
3) Repita por 40 expirações e volte a respirar suavemente.

As respirações do Yoga podem ser praticadas a qualquer hora do dia quando você sentir necessidade de relaxamento. Ou logo no começo da manhã para começar o dia com disposição. Para que seu equilíbrio mente-emoção-corpo seja completo, venha participar das aulas de yoga no Espaço Kaizen. Além da respiração que acabamos de ensinar, você aprenderá outras técnicas de respiração, as posturas e a meditação do Yoga, criando uma unidade no seu ser. Venha nos fazer uma visita e agende sua aula experimental.

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