Pilates: não seja enganado! Saiba como avaliar uma aula boa e escolher um estúdio idôneo

aula de Pilates no Espaço Kaizen
Aula de Pilates no Espaço Kaizen. Foto: Espaço Kaizen

Você pode estar entre as pessoas que ainda estão em dúvida sobre qual local escolher para praticar Pilates. Portanto, é ideal que você visite o local pessoalmente e faça uma aula experimental.

O ponto de partida na hora da escolha é a localização. Avalie o acesso, se possui estacionamento ou se a rua é tranquila para estacionar, se é perto de sua casa ou trabalho ou a caminho de algum deles. A infraestrutura deve ser avaliada quanto à integridade e qualidade dos equipamentos, perceba se há cuidados no manuseio dos acessórios, estado de conservação das almofadas, madeiras e demais instrumentos. Veja como se sente no ambiente, se é acolhedor, confortável, atendimento de recepção e disponibilidade do professor em sanar todas as suas dúvidas.

Abaixo segue os principais pontos que você deve estar atento antes de fazer sua matrícula:

Professores e equipe

Avalie a formação dos profissionais, como treinamentos frequentes, reavaliação de aulas, disponibilidade e paciência para atender os alunos. Além disso, esteja atento se todos os professores trabalham o método de forma homogênea e se há flexibilidade em reagendamento de aulas, bem como mudanças de horários.

Equipamentos e estrutura

Veja a marca dos equipamentos utilizados, se são idôneas, estado de conservação, higiene e variedade de opções. Avalie as salas, se estão dispostas de forma a facilitar o acesso aos equipamentos, se é arejada, com espaço suficiente para o número de alunos que o estúdio atende por aula, atente-se à higiene e limpeza do local.

A aula de Pilates

O primeiro critério que você deve ter em mente para definir se uma aula de Pilates é boa ou ruim é avaliar a didática dos professores do estúdio.

Uma boa aula de Pilates proporciona consciência corporal, promovendo bem-estar e qualidade de vida, para tanto os professores devem transmitir confiança e planejar a aula individualmente para cada aluno, atendendo suas necessidades visando atingir os objetivos que lhe fizeram procurar o método Pilates.

O aluno deve ser corrigido nos detalhes das posturas para cada nível de aprendizado, as aulas devem evoluir em dificuldade de execução de forma gradativa, sem gerar frustração e monotonia.

Segue um check-list que vai te ajudar a avaliar se aula é boa:

  • Aplicação dos princípios do Pilates;
  • Planejamento individual com objetivos bem definidos;
  • Evolução contínua em adaptação ao aumento de nível do aluno;
  • Atenção concentrada na execução dos exercícios;
  • Respeito ao limite de cada aluno exigindo esforço muscular visando superar esse limite a cada etapa do processo.

Tendo em mente todos os esses pontos, você estará apto a escolher o estúdio de Pilates que atende às suas necessidades com credibilidade, confiança e resultados satisfatórios. O Espaço Kaizen oferece um ambiente agradável, aconchegante e tranquilo para a prática de Pilates. Os equipamentos estão sempre adequados aos alunos, sendo que cada sala dispõe de três equipamentos de cada tipo para que os alunos façam os mesmos exercícios ao mesmo tempo, cada um com a intensidade de acordo com o planejamento personalizado. Os professores têm formação internacional, são treinados para atendimento de todos os tipos de alunos. Já a metodologia foi criada a partir das melhores escolas de Pilates do mundo, como a StottPilates e a Physio Pilates. Portanto, se você reside na zona sul de São Paulo, venha nos fazer uma visita e uma aula experimental gratuita.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s