Acupuntura em Pediatria – O que é normal?

Hoje escreverei um pouco sobre a Acupuntura na Pediatria. Quais as diferenças entre os adultos e as crianças/adolescentes? O que deveremos considerar normal? O que devemos tratar?

Quando recebemos em nosso consultório uma criança ou adolescente (lembrando que em Medicina Chinesa são consideradas crianças as pessoas até 12 anos e entre 12 e 18 anos são considerados adolescentes), precisamos saber exatamente qual a diferença fisiológica entre pessoas dessa faixa etária para um adulto e só assim considerar o que é normal e o que é patológico, mostrado a seguir:

Leia também:
– Acupuntura para crianças, pode?
– Pilates evita problemas na coluna em crianças

1) Crianças/ Adolescentes possuem um Yang Qi alto de Coração e de Fígado.

1.a) O Yang de Coração alto faz com que crianças e adolescentes sejam mais ansiosos, curiosos, percam facilmente a coerência em relação à sequência de como devem agir em certas situações. Suam mais, possuem o batimento cardíaco mais elevado. O sono é mais agitado e os sustos são mais frequentes. Há quem diga que nunca se deve assustar uma criança afim de não gerar traumas no coração. Manter a atenção e a quietude de uma criança e de um adolescente, como em sala de aula, é uma missão realmente difícil, pois é da natureza desta faixa etária o “descobrir o mundo”e não permanecer focado 100% do tempo. Com isso, muitas crianças são tratadas de forma errada, diagnosticadas com Déficit de atenção e outros transtornos semelhantes.

1.b) O Yang de Fígado alto faz com que as crianças e adolescentes sejam mais irritadiços, impacientes e teimosos. Começam a apresentar dores de cabeça fortes quando passam pelas mudanças para fase adolescente, principalmente no fundo dos olhos e na lateral do crânio. Sonham demais, têm pesadelos, sentem as dores do crescimento. Na Medicina Chinesa o Fígado é o controlador do “instinto animal”, por isso, quando em excesso, as crianças e adolescentes podem se tornar excessivamente violentos.

** Nas questões de excesso, como devemos proceder?

Só devemos interceder por uma criança/adolescente nas questões de excesso quando esses excessos forem prejudiciais ao dia a dia dos mesmos. Por exemplo: quando uma criança não consegue dormir durante à noite porque tem demasiados pesadelos, ou quando a falta de atenção na escola afeta os colegas de classe ou as notas ou ainda quando elas se tornam agressivas com colegas ou professores.

Nos casos onde o Yang do Fígado naturalmente alto se torna mais alto do que deveria, é possível, com acupuntura, tratar os distúrbios do comportamento fazendo com que a pessoa se torne visivelmente mais calma e paciente.

Para os excessos do Coração, os pontos mais usados são: C5, C7 e para os excessos do Fígado, é comum a utilização dos pontos F2 e F3. Em ambos casos podem ser associados a outros pontos de tratamento.

2) Crianças/Adolescentes possuem Deficiência do Qi do Rim, do Pulmão e do Baço-Pâncreas.

2.a) O Rim é o órgão que comanda o crescimento e o desenvolvimento. Crianças e adolescentes estão constantemente “gastando”a energia do Rim para conseguir se desenvolver e a sobrecarga nesse órgão o leva a Deficiência de energia. Nessa fase, então, a criança/adolescente sentem-se sonolentas, preguiçosas, possuem problemas dentários, bem como fraturas de fácil resolução. Se a energia do Rim for ainda menor do que o considerado fisiológico, a criança/adolescente irá apresentar problemas do crescimento, como nanismo, cretinismo, entre outros.

2.b) O Pulmão é o órgão da imunidade na Medicina Tradicional Chinesa. Como a imunidade está se desenvolvendo na criança/adolescente até 12 anos de idade (em média), esse órgão também encontra-se sobrecarregado, assim, doenças como gripes, resfriados, sinusites, alergias respiratórias ou cutâneas também são muito comuns nessa faixa etária. As doenças respiratórias nessa fase facilmente se tornam graves, porém com intervenção rápida e eficaz, facilmente se curam. A acupuntura é eficiente não somente nos estados patológicos, mas tem a capacidade de aumentar a imunidade e prevenir essas doenças e possui grande impacto positivo no tratamento das rinites alérgicas.

2.c) O Baço-Pâncreas na criança/adolescente está em adaptação desde o nascimento, quando o bebê deixa de se alimentar com leite materno e começa a incluir novos alimentos na dieta. Também é responsável pelo crescimento do tubo digestivo para acompanhar as mudanças de altura e com isso torna-se sobrecarregado. O Baço-Pâncreas na Medicina Chinesa é responsável por remover a umidade do organismo (líquidos que não são utilizados nas funções fisiológicas normais) e quando está sobrecarregado deixa de remover os líquidos e ocorre a formação de fleuma, que são massas distribuídas pelo corpo. Essas massas, muitas vezes não visíveis, podem gerar dor de cabeça, sensação de fome sem vontade de comer, enjôo, vômitos, problemas digestórios e intestinais com sintomas diversos, febre que não passa com a transpiração, aumento de peso e falta de memória. A acupuntura é muito eficaz no fortalecimento do Baço-Pâncreas, tornando a digestão mais eficaz e melhorando a memória inclusive para os estudos. O Baço-Pâncreas também é reponsável pela ansiedade, e quando bem trabalhado, melhora a concentração, memória e acalma a mente para se obter um bom resultado em provas, como por exemplo, vestibulares.

Para o tratamento da Deficiência da energia do Rim é comum usar os pontos R3 e R6. Já para a Deficiência do Pulmão são usados os pontos P7 e P9 (entre outros dependendo dos sintomas) e para o Baço-Pâncreas os pontos BP1, BP3, BP6 e BP9 são os mais comuns, sendo o BP3 considerado o ponto alvo da melhora da memória.

Enfim, achar uma criança/adolescente ansioso, irritado, preguiçoso, indigesto e com memória ruim não significa que estejam doentes, mas toda essa visão faz parte de um período de transição para fase adulta. O que devemos fazer é a manutenção da saúde e jamais deixar que qualquer dos sintomas tidos como “normais” exacerbem e prejudiquem o desenvolvimento natural da pessoa em questão. Prevenir/diminuir os excessos patológicos, nutrir as deficiências anormalmente existentes são missões de um bom acupunturista para cuidar da saúde dessa faixa etária única.

Deixe seu comentário no fim da página 🙂

RECEBA MAIS ARTIGOS COMO ESTE, CADASTRE-SE AO LADO ———————————->
Mora em SP? Faça Acupuntura no Espaço Kaizen. Deixe seu email e telefone (Se você quer fazer um comentário, escreva no box correspondente após o post):

Conheça a Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br

Fernanda Mara dos Santos

Fonte: Facilitando a Acupuntura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s