Acupuntura apresenta excelentes resultados no tratamento de rinites

Os pacientes com rinite que utilizam a acupuntura como opção de tratamento fazem menos uso de medicação, possuem crises menos frequentes e mais facilmente controladas.

Inverno e primavera são as estações do ano em que mais se registram casos de rinites. Mal democrático, ele afeta homens, mulheres, crianças e idosos. A Acupuntura pode atuar de forma positiva nesses casos, trazendo a qualidade de vida de volta ao paciente.

“Não importa a idade do paciente com rinite para ele se beneficiar do uso da acupuntura”, comenta Dr. Fernando Ioriatti Chami, doutor em medicina, mestre em otorrinolaringologia pela UNIFESP e membro do Colégio Médico de Acupuntura do Estado de São Paulo.

Leia também:
– Acupuntura no Esporte
– Acupuntura para crianças, pode?

“Posso mencionar o exemplo de um paciente, um garoto de 11 anos que já foi operado de adenóide, mas mantinha crises nasais freqüentes, mesmo fazendo uso de medicações antialérgicas e anti-inflamatórios tópicos. Ele não tem crises há 5 meses, desde que iniciou sessões de acupuntura, mesmo durante esse período de seca e frio pelo qual estamos passando e sem fazer uso de medicações alopáticas”, complementa.

Nem todo processo de rinite tem causa alérgica, mas pode também se apresentar como um processo chamado vasomotora, ou seja, uma mucosa nasal que reage devido a mudanças de temperatura.

Nos pacientes com rinites, tanto alérgicas como vasomotoras, os meios de ação básicos pelos quais atuam a acupuntura são a diminuição e o controle dos processos inflamatórios que acometem a mucosa da superfície respiratória, diminuindo sua sensibilidade e permitindo a recuperação de suas alterações histológicas, e aumentando a capacidade e a resistência imunológica dos pacientes, diminuindo, assim suas crises nasais reacionais.

“Anamnese, exame clínico e exame otorrinolaringológico são importantes para a definição da melhor terapia. Precisamos nos informar do estado geral dos pacientes e das situações nas quais as crises aparecem, mas muitos possuem sintomas específicos que podem ser ininterruptos. Causas anatômicas locais devem ser investigadas”, explica Dr. Fernando Ioriatti Chami .

O número de sessões necessárias também deve ser discutido com os pacientes, mas em fases agudas as aplicações podem ter maior frequência, diminuindo-as em épocas de remissão.

Os pacientes com rinite que utilizam a acupuntura como opção de tratamento fazem menos uso de medicação, possuem crises menos freqüentes e mais facilmente controladas do que os pacientes que só fazem uso de medicação alopática.

“Além disso, esses pacientes se beneficiam de outros aspectos da acupuntura como a melhora do sistema imunológico, harmonização de seus estados emocionais e melhor disposição mental e física”, finaliza Dr. Fernando Ioriatti Chami.

Deixe seu comentário no fim da página 🙂

RECEBA MAIS ARTIGOS COMO ESTE, CADASTRE-SE AO LADO ———————————->
Mora em SP? Faça Acupuntura no Espaço Kaizen. Deixe seu email e telefone (Se você quer fazer um comentário, escreva no box correspondente após o post):

Conheça a Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br

Fonte: Segs

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.