Guia básico para ativar os chakras e trazer equilíbrio e alegria à vida

É uma pena que nossos problemas não fiquem junto com os sapatos, da porta para a fora, no estúdio de Yoga. Muitas vezes, subimos no mat com a sensação de estarmos dominados por uma preocupação. Mesmo assim, podemos sair da aula mais leves e revigorados.

Créditos para a capacidade dos exercícios de acabar com o stress? Também. Mas antigos yogis e professores de hoje creditam isso ao poder único com que as posturas e a respiração movimentam o prana (energia vital) bloqueado pelo corpo sutil.
De acordo com a tradição do Yoga, o corpo sutil é uma parte sua que não se vê nem se toca. É onde a energia flui.

Leia mais:
Yoga é vibração!
– 7 posturas de Yoga para dormir bem

Nesse corpo sutil, há vórtices de energia, conhecidos como chakras. Temos sete pontos chave.

Quando a energia fica bloqueada em um chakra, isso dispara desequilíbrios físicos, mentais ou emocionais que se manifestam em sintomas como ansiedade, letargia ou má digestão. Uma prática de asanas (posturas) bem sintonizada pode liberar a energia e estimular um chakra em desequilíbrio, abrindo caminho para a transformação interna tão conhecida entre praticantes de Yoga.

Com uma boa orientação, você pode acessar os chakras como meio potente de aproveitar e mudar sua energia.
A maneira direta de entender os chakras é aprender como cada um é associado com um elemento da natureza. Como explica Alan Finger, fundador do ISHTA Yoga, os primeiros cinco chakras são associados com os elementos físicos terra, água, fogo, ar e éter ou espaço. Os dois últimos chakras são conhecidos por nos conectar com o mundo além do físico; são associados aos elementos luz e energia cósmica.

Pensar no seu corpo sob esses termos simbólicos pode ajudá-lo a acessar novos níveis de energia. Por exemplo, muladhara, o chakra base ou raiz, é associado à terra. Quando equilibrado, nos sentimos fortes e centrados; quando em desequilíbrio, podemos nos sentir inseguros e aéreos. O próximo chakra, pélvico, é associado à água. Em equilíbrio, nos sentimos fluidos e criativos. Em desequilíbrio, podemos nos sentir rígidos, secos.

Para se equilibrar com seus chakras, é preciso se sintonizar com suas emoções, checar como você está se sentindo e então investigar que chakra estimular. Por exemplo, se estiver sentindo-se com energia baixa, pode fazer posturas que ativem o chakra do plexo solar para reacender o seu fogo interno. Se procura mais coragem para dizer a sua verdade, há posturas para estimular o chakra da garganta.

Uma Prática baseada nos Chakras

A professora de Vinyasa Yoga Jasmine Tarkeshi recomenda aqui posturas para se conectar com cada um dos chakras.

Você pode praticar toda a sequência ou focar na postura que trabalha com as áreas de sua vida que demandam mais atenção no momento. Para uma abordagem restaurativa e meditativa, primeiro sente-se e feche os olhos, visualizando a cor associada ao chakra em questão irradiando da localização dele, enquanto repete o som associado a ele. Para ir mais fundo em cada postura, tente também entoar o som enquanto pratica.

Lembre: as mudanças ao corpo sutil não podem ser mesuradas com batidas do coração, pressão… Você deve confiar na sua experiência interna para senti-las e reconhecer seus benefícios.

Vrksasana (Postura da Árvore)

Um guia basico para ativar os chakras
Yoga Journal

Crie uma base estável, em pé. Em uma expiração, suavize as pernas, relaxe a área do cóccix e conecte as coxas. Leve a sola do seu pé direito à parte medial da coxa ou panturrilha esquerda. O cóccix parece descer, a coxa de base segue firme para você manter-se alinhado como se estivesse com os dois pés no chão. Pressione a sola contra a perna enquanto ergue os braços, com as mãos unidas, acima da cabeça. Fique por 5 respirações. Faça do outro lado. Deixe a gravidade aterrar você e observe o prana movendo-se coluna acima.
Bom para Sentir-se mais alerta, seguro e estável.

Muladhara (Chakra Raiz)

Tema de vida O muladhara governa seus laços familiares e sentimentos de sobrevivência, pertencimento e proteção. Suas memórias mais antigas estão armazenadas aqui, suas necessidades básicas também. Quando está bloqueado ou fora de equilíbrio, você pode se sentir mais carente, sofrer de baixa autoestima ou ter comportamentos autodestrutivos. Quando muladhara está em equilíbrio, você se sente forte e confiante. Você anda com suas próprias pernas e cuida de si.
elemento: Terra | cor: Vermelho | som: LAM

Deviasana (Postura da Deusa)

Um guia basico para ativar os chakras
Yoga Journal

Em pé, com as pernas abertas, dedos dos pés apontando para fora, afunde na postura até que cada joelho fique acima do seu tornozelo correspondente. Coloque as mãos sobre as coxas e sinta o cóccix descer enquanto o púbis eleva. Respire profundamente e mova-se para os lados. Você pode abaixar o tronco e balançar os braços entre os pés. O ponto é apreciar o movimento. Fique à vontade para suspirar ou fazer sons. Fique por 8 a 10 respirações. Leve o foco aos órgãos reprodutores; ao balançar, você reconhece o vazante e o fluxo da vida.
Bom para Gerar criatividade e estabilidade emocional

Svadhistana (Chakra Pélvico ou Sacro)

Tema de vida Esse chakra corresponde aos órgãos reprodutores e sexuais e representa fluidez, criatividade e fertilidade. Você pode fazer uma interpretação literal ou associar esse chakra à questão de sentir que merece uma vida mais prazerosa, abundante e criativa. Quando isso está em desequilíbrio, você pode se sentir instável, culpado ou duro consigo. Quando está em equilíbrio, você se sente criativo, positivo e receptivo a mudanças – como o oceano e suas marés, você está no fluxo.
Elemento: Água | cor: Laranja | som: VAM

Navasana (Postura do Barco)

Um guia basico para ativar os chakras
Yoga Journal

Comece sentado no chão. Abrace os joelhos no peito e segure atrás dos joelhos para ajudar os pés a subir do chão. Leve o peso do corpo para a frente dos ísquios enquanto recolhe o umbigo, conectando os músculos do abdome e estendendo os braços para a frente e as pernas para cima em navasana. Quando expirar, cruze as pernas à frente do peito, e abaixe as pernas até a alguns centímetros do chão; inspire voltando para navasana. Repita 5 vezes. Esta é uma postura energizante que aquece os músculos do core, criando força para transformação.
Bom para Fomentar o poder pessoal, mudança

Manipura (Chakra do Plexo Solar)

Tema de vida Quando manipura está em equilíbrio, você se sente vivo e tem autoestima e confiança para agir e ser produtivo. Quando bloqueado, você pode se sentir com autoestima baixa e inércia. Ao trabalhar esse chakra, você desperta seu poder pessoal interno e trabalha o medo de ousar.
Elemento Fogo | cor Amarelo | som RAM

Ustrasana (Postura do Camelo)

Um guia basico para ativar os chakras
Yoga Journal

Ajoelhe-se e sente-se nos calcanhares. Junte as mãos à frente do peito. Dobre os dedos dos pés e eleve o tronco para trazer o quadril sobre os joelhos. Dedos dos pés e joelhos abertos na distância do quadril. Coloque as mãos na região da lombar, dedos apontando para baixo, sacro suavemente para baixo, cristas ilíacas para cima. Queixo em direção ao peito, comece a inclinar-se para trás. Desça o quanto for possível sem dor, segurando-se pelas coxas. Fique confortável por algumas respirações e, com as mãos de volta ao sacro, volte. A cabeça vem por último. O camelo abre o centro do coração. Antes de executar o asana, ofereça-o a alguém por quem sente compaixão.
Bom para Ser mais alegre, amável, empático

Anahata (Chakra do Coração)

Tema da vida Desperte o poder do amor incondicional em si por meio da compaixão, do perdão e da aceitação. Quando este chakra está bloqueado, você se torna possessivo e dependente, com relações não-funcionais. Você pode também se isolar por medo de rejeição. Quando você estimula esse vórtice, pode curar feridas do passado e construir relações saudáveis.
Elemento Ar | cor Verde | som YAM

Salamba Sarvangasana (Invertida sobre os Ombros com Apoio)

Um guia basico para ativar os chakras
Yoga Journal

Deite-se com os ombros apoiados em um cobertor dobrado e a cabeça no chão. Dobre as pernas, leve o quadril para cima e leve as pernas até depois da cabeça, descansando os dedos dos pés no chão, se possível. As mãos ficam no meio das costas. Eleve as pernas em direção ao teto, uma de cada vez. Ouça o som da sua respiração e fique o tempo que se sentir confortável. Para sair da postura, faça o caminho ao contrário, sentindo vértebra por vértebra. Liberar o pescoço e a coluna e levar os sentidos para dentro, na respiração, possibilita que você se conecte com seu próprio ritmo.
Bom para Tornar sua comunicação mais direta, encontrar sua voz

Visudha (Chakra da Garganta)

Tema da vida Quando este vórtice está bloqueado, você pode sentir que não consegue encontrar a sua voz ou verdade. Você também pode ficar falastrão demais e ouvir de menos os outros. Quando este chakra é estimulado, sua voz se move pelo espaço para que você comunique as emoções de maneira saudável. Você também se torna melhor em ouvir e honrar as verdades pessoais dos outros sem pesar tanto nos julgamentos.
Elemento Éter ou Espaço | cor Azul | som HAM

Sukhasana

Um guia basico para ativar os chakras
Yoga Journal

Sentado, leve um calcanhar em direção à virilha oposta, e depois do outro lado. Se os joelhos não estiverem mais baixos que o quadril, sente-se na ponta de um cobertor dobrado. Junte as palmas como na foto, tocando as pontas dos dedos em hakini mudra. Feche os olhos, estabeleça uma questão e fique por 10 respirações. Foque no som do ar entrando e saindo, colocando a ponta da língua no céu da boca quando inspira e relaxando-a quando expira. Relaxe o dorso das mãos nos joelhos e cheque se sente alguma resposta. Fique por 5 minutos. Esse mudra (gesto das mãos), hakini, é conhecido por aumentar o poder de concentração.
Bom para Aprender coisas novas, confiar nos instintos

Anja (Chakra do Terceiro Olho)

Tema de vida Este chakra é associado à intuição, ou sexto sentido, e governa as funções do resto dos chakras. Quando está funcionando bem, você tem insights, e você confia na sabedoria interna para enfrentar escolhas e desafios. Quando está bloqueado, você se sente com a mente restrita, apegado demais à lógica, desconfiado e cínico. Trabalhar o sexto chakra abre sua mente para diferentes perspectivas e você recebe a sabedoria que não pode ser vista ou aprendida pelos sentidos ordinários.
Elemento Luz | cor Índigo | som OM

Savasana (Postura do Cadáver)

Um guia basico para ativar os chakras
Yoga Journal

Certifique-se de estar aquecido o suficiente. Deite-se. Pode cobrir-se com um cobertor, cobrir os olhos e colocar um almofadão ou cobertor enrolado sobre os joelhos. Abra as pernas na distância do quadril e solte os braços com as palmas para cima. Inspire tensionando o corpo todo, elevando cabeça, braços e pernas do chão, e expire soltando tudo. Repita algumas vezes e relaxe. Imagine uma flor de lótus na coroa da sua cabeça. A cada inspiração, imagine a luz divina abundante entrando em você pela flor, e a cada respiração, deixe sair tudo o que o prende ao passado. Fique por 20 a 25 minutos. Volte a atenção para a respiração e mova os dedos para se reconectar com o corpo sem perder a conexão com o seu ser infinito.
Bom para Elevar o astral, desapegar do ego

Sahasrara (Chakra da Coroa)

Tema de vida Este vórtice conecta com a beleza em si e o reino espiritual. Ele o ajuda a entender o que está além do seu ser físico – que você é um ser espiritual em uma experiência humana. Não está localizado no corpo; na verdade, paira sobre a coroa da cabeça. Quando está bloqueado, você pensa que a felicidade vem de fora e sofre. Trabalhar nesse chakra o ajuda a sentir-se livre.
Elemento Energia Cósmica | cor Violeta ou Branco | som OM

Deixe seu comentário no fim da página 🙂

RECEBA MAIS ARTIGOS COMO ESTE, CADASTRE-SE AO LADO ———————————->
Mora em SP? Faça Yoga no Espaço Kaizen. Deixe seu email e telefone (Se você quer fazer um comentário, escreva no box correspondente após o post):

Conheça a Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br

Fonte: Yoga Journal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s