Yoga e gestante: aprenda a relaxar

É possível uma gestação longe do estresse? Para ativar “respostas de relaxamento” é preciso ser capaz não apenas de ativar o sistema nervoso parassimpático, mas também, simultaneamente diminuir o nível de hormônios do estresse, que em altas doses atuam como que num tipo de autoenvenenamento. A gestante pode e deve superar essa tendência do seu estado especial através de posturas e respirações do Yoga adequadas a ela.

Resposta ao relaxamento

Os poderosos efeitos dos hormônios, na saúde física e no equilíbrio mental/emocional, são altamente eficazes. Está comprovado, cientificamente, que a respiração diafragmática profunda restaura a secreção equilibrada dos hormônios. Proporciona maior saúde em todos os níveis psicobiológicos.

Para uma boa respiração profunda, sente-se confortavelmente, feche os olhos e relaxe todo o seu corpo. Inspire profundamente pelas narinas e expire no dobro do tempo. Sinta nesses movimentos respiratórios o seu ventre acomodado e sem pressão.

Deixe-se relaxar. Dois minutos dessa atividade são suficientes para acalmar o sistema nervoso simpático e ativar o sistema parassimpático, transformando a “resposta ao estresse” na “resposta ao relaxamento”.

Leia mais:
– Sexo, Yoga e Hormônios
– A prova que Yoga funciona

Soltura corporal

Outra forma simples de auxiliar a soltura corporal e o ganho de relaxamento é a automassagem. Confortavelmente sentada, coloque suas mãos espalmadas sobre o rosto e massageie-o, de forma suave, movimentando as mãos para cima. Depois massageie as faces deslocando as mãos, tamborilando os dedos sobre o rosto de cima para baixo. Alivie a testa, deixe os lábios soltos e despressione os olhos. Desloque suas mãos nas laterais do rosto, tamborilando sempre com os dedos até o queixo, suavemente. Deixe o queixo bem solto. Massageie agora a região do buço (do “bigode”) do centro para os lados com a ponta dos dedos. Repita esse procedimento por três vezes. Sinta o efeito. Curta o alívio que é o soltar a musculatura facial, destensionar a fisionomia e olhar a vida de forma descansada. Solte os ombros, colocando as mãos soltas e relaxadas sobre as coxas. Deixe-se ficar assim por alguns instantes e permita que a soltura do seu rosto, através da sua condução mental, se espalhe por todo o corpo. Exercitando-se nessa atividade simples e prazerosa, diariamente, não há estresse que persista. Bom proveito!

Deixe seu comentário no fim da página 🙂

RECEBA MAIS ARTIGOS COMO ESTE, CADASTRE-SE AO LADO ———————————->
Mora em SP? Faça Yoga no Espaço Kaizen. Deixe seu email e telefone (Se você quer fazer um comentário, escreva no box correspondente após o post):

Conheça a Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br

Fonte: Diario da Manha

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.