Pratique Pilates: Double Straight Leg Stretch

O Double Straight Leg Stretch é o quarto exercício abdominal dos cinco realizados em sequência da série de MAT Clássica de Pilates. Este é um dos movimentos que mais desafia a função estabilizadora dos músculos do Centro de Força pelo fato das pernas se manterem esticadas o tempo todo, aumentando a alavanca e, assim, adicionando uma carga maior.

Leia também:
– Pilates: Exercício da tesoura
– Pilates: Postura nos alongamentos

O alvo desta série é o Power House, portanto temos que orientar o aluno de forma a não deixar o movimento das pernas tirar seu foco dos músculos abdominais. Ele vem depois do Single Straight Leg Stretch, onde o praticante já se encontra com o tronco enrolado para cima. O aluno então coloca as mãos unidas na base da cabeça, mas não para puxá-la para cima (o que é muito comum), mas ajudar a manter o pescoço alongado. As pernas devem estar juntas em base Pilates e esticadas em direção ao teto.

Pratique Pilates Double Straight Leg Stretch2
Foto: Revista Pilates

Os músculos do Core são intensamente acionados na intenção de manter lombar e bacia estáveis enquanto as pernas descem unidas até o ponto que se consiga manter o controle de tronco, isto é, não pode ocorrer a anteversão da bacia e extensão na lombar. O objetivo é levar as pernas a 45 graus, mas só deve ser alcançado se a estabilidade for mantida.

Se o pilateiro não tiver alongamento suficiente para manter as pernas esticadas, ele acabará tirando a bacia do chão ao elevar a perna, levando a um erro de execução. Neste caso, permitiremos que ele deixe as duas pernas dobradas e manteremos o ângulo dos joelhos durante todo o exercício, ou seja, o movimento continuará acontecendo na coxofemoral.

É importante pensar na abertura da coxofemoral conforme a perna desce, pois é apenas nela que o movimento acontece. A percepção do alongamento não deve ser apenas na subida dos membros inferiores, mas também na descida, como se os pés estivessem sendo puxados para longe. Joseph tinha ou não tinha uma fixação por fazer seus praticantes alcançarem abdomes negativos?

Pratique Pilates Double Straight Leg Stretch3
Foto: Revista Pilates

E para aqueles pilateiros cascudos, que já dominam bem o exercício, podem aumentar o desafio com a ajuda de acessórios.

Deixe seu comentário no fim da página 🙂

RECEBA MAIS ARTIGOS COMO ESTE, CADASTRE-SE AO LADO ———————————->
Mora em SP? Faça Pilates no Espaço Kaizen.São três alunos por turma, planejadas de acordo com objetivo e nível de cada um. Deixe seu email e telefone (Se você quer fazer um comentário, escreva no box correspondente após o post):

Conheça a Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br

Hellen Morita

Fonte: Revista Pilates

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.