Pilates evita problemas na coluna em crianças

Muitas crianças passam bastante tempo em frente ao computador e brincando com seus tablets, celulares e notebooks. Apesar de ser uma distração divertida, dependendo da postura que ela adota ao mexer com esses dispositivos, podem surgir problemas de coluna, que tendem a ser difíceis de amenizar, dependendo de quanto tempo se demorou para que profissionais fossem procurados para ajudar a corrigi-los. Estatísticas mundiais mostram que até 85% das pessoas do mundo sofrem ou sofrerão de algum problema na coluna, incluindo os pequenos. Especializados nesse tipo de patologias, fisioterapeutas costumam receber muitos pacientes que tinham o hábito de se curvar diante da tela e passar muito tempo nessa mesma postura. Para o fisioterapeuta Edson Santos, uma forma eficiente que ele tem visto bastante benefícios em casos como esse seria adotar os exercícios do Pilates para as crianças.

O Pilates é um método de condicionamento físico e mental que foi criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967) e consiste em auxiliar no ganho de flexibilidade e fortalecimento do corpo com exercícios aparentemente suaves, mas muito eficazes. Tudo é feito com muita calma, com bastante foco na respiração, garantindo que a pessoa consiga ter uma consciência corporal maior.

Leia também:
– Crianças e Pilates
– Yoga para crianças: como são as aulas?

E para as crianças não é diferente. O fisioterapeuta declara que os exercícios feitos com os pequenos são mais suaves e feito em sua grande maioria com uma bola. “O Pilates pode ser trabalhado para qualquer pessoa, tanto com os idosos, quanto de meia idade e crianças. Com crianças, você precisa estar muito atento, ter muito mais cuidado, para evitar algum tipo de lesão, como para um idoso também”, afirma.

Segundo ele, muitas crianças já possuem alguma patologia, sendo que muitas delas são ligadas a posturas inadequadas mantidas por tempo excessivo. Além disso há a fraqueza muscular, ocasionada pelo sedentarismo muito visto nos dias de hoje e que chegou até as crianças, que já não brincam muito mais fora de casa, trocando o esconde-esconde, pega-pega, amarelinha, etc., pelos computadores, tablets e smartphones. “Quando fazemos uma primeira avaliação, colocamos um exercício simples de bola e já notamos a falta de força muscular nos braços e abdômen. Essa fraqueza muscular traz algumas patologias, principalmente da coluna”, explica.

Tudo no lugar

De acordo com Edson Santos, a fraqueza muscular aliada a posturas inadequadas fazem com que a nossa estrutura óssea, principalmente da coluna, crie desvios, surgindo as patologias. O que o Pilates auxilia, nessa questão, seria colocar tudo em seu devido lugar, explica o fisioterapeuta. “Os músculos esticam, alongam e fortalecem. No caso da escoliose, grupos musculares se fortalecem e outros enfraquecem, por isso que puxa a coluna para um lado. Quando trabalhamos com o pilates, as musculaturas se ajustam. Não vou dizer que vai voltar ao normal a coluna, mas a patologia não vai avançar”, relata.

No caso das crianças, o que ajuda ainda mais é que elas não encaram os exercícios do Pilates como algo penoso e sim como uma brincadeira. Isso acontece por causa dos aparelhos utilizados e também as bolas, que lembram bastante instrumentos que elas utilizam para se divertir. “Algumas crianças chegam aqui dizendo: vamos brincar no parquinho? Elas deitam, rolam, é diferente do que trabalhar somente numa sessão de fisioterapia. Quando você fala: vamos fazer fisioterapia? Ela fala que não quer ir. Mas quando fala de ir no pilates, ela vai tranquilamente, vai com muito mais prazer”, diz.

 

Deixe seu comentário no fim da página 🙂

RECEBA MAIS ARTIGOS COMO ESTE, CADASTRE-SE AO LADO ———————————->
Mora em SP? Faça Pilates no Espaço Kaizen.São três alunos por turma, planejadas de acordo com objetivo e nível de cada um. Deixe seu email e telefone (Se você quer fazer um comentário, escreva no box correspondente após o post):

Conheça a Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br

Fonte: Jornal Cruzeiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.