Yoga: relaxar é preciso

yoga nidra
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O yoganidra é tão importante numa aula de Yoga quanto os exercícios físicos e respiratórios
Em sânscrito yoga é união, e nidra, sono. Assim yoganidra é o “sono” do praticante de yoga, um estado interior onde o corpo físico se encontra completamente descontraído, acalma e não nos envolvemos com emoções conturbadas. Apesar do nome se referir ao sono, a consciência está plenamente desperta. Nidra também pode ser traduzido como “sono psíquico” ou “sono lúcido”. Relaxamento nesse contexto não é apenas soltar grupos musculares, mas, principalmente, romper sutilmente as defesas do consciente e do inconsciente.

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Origens

As origens da utilização de técnicas de relaxamento remontam os rituais religiosos dos povos primitivos e as experiências dos místicos, xamans, pajés, oráculos e yogues da antiguidade, que a utilizavam para atingirem estados modificados de consciência.

O yoganidra propriamente dito tem sua origem em uma técnica do Tantra chamada de nyasa, em que o praticante recita mantras levando a consciência a partes específicas do corpo, infundindo ali uma alta consciência. Na mitologia indiana o yoganidra remete à imagem mítica de Narayana repousando sobre a serpente Anantasesha (o infinito) e o mar de leite (o inconsciente ou todas as possibilidades da criação).

A Ligação cérebro-mente

O estudo científico aparece a partir do trabalho do Dr. Edmund Jacobson, em 1920. Com a ajuda do eletrocardiograma e do eletromiograma foi possível avaliar a relação direta entre impulso cerebral e tônus muscular.

Nesta mesma época surgiu a visão psicossomática ou a relação psiquê (mente) + soma (corpo), fortalecendo a tese da influência do psiquismo nas manifestações físicas corporais.

Há aproximadamente 60 anos, pesquisadores vêm estudando a relação direta entre o cérebro (órgão físico) e a mente (órgão não-físico), chegando hoje à conclusão irrefutável da relação direta entre o produto da mente (pensamentos, emoções, etc.) e a produção de hormônios reguladores do corpo, como o interferon, a seretonina e outros.

E. W. Richie veio depois comprovar “que toda tensão emocional produz uma tensão muscular em vários níveis”.

Benefícios do relaxamento

No nível físico o relaxamento produz a total descontração da musculatura, tensionada pelas emoções e preocupações cotidianas. Através da localização da consciência e da mentalização se elimina a tensão excessiva de cada parte do corpo. Além disso, o relax após a prática de yoga auxilia a assimilar a energia e os benefícios produzidos pelos outros exercícios. Isto acontece porque ao descontrair, permitimos uma melhor circulação da energia.

Esta técnica atua também no plano emocional. Ao entrarmos em relaxamento nos distanciamos de problemas e emoções desarmonizadas espairecendo a cabeça e conseguindo olhar os fatos de uma maneira mais objetiva; as sensações de estabilidade e confiança far-se-ão cada vez mais presentes, e se estenderão também para a vida diária.

Na esfera mental, graças ao cultivo da atenção e da vontade, o praticante aprende a se desvincular dos confusos estados mentais e a desenvolver o foco claro da mente ativando o cérebro e dando maior rapidez e mais clareza ao raciocínio. Com os pensamentos tranquilos, somos capazes de penetrar num profundo estado de paz interior.

Persistir é fundamental

Durante o relaxamento podemos experimentar sensações incômodas, como coceiras, ansiedade e vontade de se levantar. Isso é natural, pois não estamos habituados a ficar “parados”, e, como tudo no yoga é processo, essas sensações desaparecerão com a persistência na prática.

O yoganidra é a ferramenta essencial para recuperar a disposição, e o foco mental. É uma prática excelente para se alcançar um proveitoso estado de relaxamento, melhorar a qualidade do sono, exercitar uma atitude mais positiva diante dos desafios do dia-a-dia, cultivar a vida interior, e, finalmente, desenvolver aspectos mais elevados e latentes da natureza humana.

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Fonte: Nosso Bem Estar

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