Quiropraxia e Disfunção Temporo Mandibular (ATM)

Por Aline Souza*

Muito conhecida como ATM, a articulação temporo mandibular é uma articulação que costuma apresentar disfunções e ser responsável por dores locais, bruxismo, trismo e dores de cabeça, por exemplo.

Foto: I Love Images/Corbis

Poucas pessoas sabem, mas a Quiropraxia também é uma aliada no tratamento das disfunções na ATM (as DTMs).  Pesquisadores afirmam que a ATM é uma das articulações mais complexas do nosso corpo. Para realizar as tarefas de mastigação e fala, ela faz movimentos de dobradiça em um só plano, movimentos de deslize, rotação e inclinação. Ao mesmo tempo ela é muito vulnerável, pois depende diretamente da tensão muscular, na medida certa, dos músculos envolvidos nesses movimentos e de uma adequada postura da cabeça/pescoço, coluna. Mesmo parado como você está agora, lendo esse texto, seu corpo está trabalhando para manter essa articulação. Então perceba como você está: Você está com os dentes “cerrados” ou apenas levemente encostados? Sua cabeça está alinhada com seu tronco ou posicionada para frente (A cabeça posicionada para frente joga a mandíbula para frente, exigindo mais da musculatura da ATM)? E a sua postura de modo geral, como está agora?

Leia também:
Ajustamento: A arma principal do quiropraxista
Quiropraxia previne e trata disfunções de forma natural

A ATM precisa que todo o corpo esteja devidamente posicionado para estar devidamente posicionada. Se houver uma subluxação na segunda vértebra cervical (C2), por exemplo, os ligamentos dessa vértebra, assim como a musculatura que nela se insere, podem causar uma lateralização leve do crânio sobre a cervical. Com isso, a musculatura da mandíbula, exercerá mais tensão de um lado do que do outro para tentar alinhar a posição dela. Contudo, isso poderá acarretar desvios no movimento e estalos na articulação. E, a longo prazo, (já que uma subluxação pode se apresentar desde o nascimento) os efeitos dessa subluxação podem favorecer desvios e/ou desgastes nos dentes e uma degeneração na própria articulação.

Fonte: http://www.nevadachiro.com/FHP.html

Portanto muitas dessas disfunções da ATM quando são percebidas já possuem várias causas e consequências (dentes desalinhados e desgastados, subluxações vertebrais e má postura) e devem ser tratadas de modo multidisciplinar para um bom resultado.

Procure sempre um odontologista de sua confiança, pratique uma atividade física e vá ao Quiropraxista regularmente. Promova sua saúde!

Uma boa dica de postura para não sobrecarregar a ATM é manter sempre o “queixo encaixado”, próximo do pescoço e da linha dos ombros e não “solto” para frente.

Venha fazer Quiropraxia no Espaço Kaizen, entre em contato:

Conheça o Espaço Kaizen, visite nosso site espacokaizen.com.br

*Aline Souza é graduada em Quiropraxia e Terapia Manual Mioarticular pela Universidade Anhembi Morumbi. É especialista em técnicas de Quiropraxia como SOT (Sacro Occipital Thecnique),Thompson e complementares como ART (Active Release Technique). Participa frequentemente de cursos, atualizações e de congressos de Quiropraxia, sendo que este último foi o  Congresso Mundial de Quiropraxia que ocorreu no Rio de Janeiro em 2011. É filiada à Associação Brasileira de Quiropraxia (ABQ).

A terapeuta Aline atende no Espaço Kaizen, agende um horário através do telefone (11) 5523-0640 ou venha nos fazer uma visita em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s