Pele oleosa? Saiba como lidar

Pele oleosa Saiba como lidar
Foto: Portal Vital

Quem tem pele oleosa precisa lidar com o excesso de brilho e os poros mais dilatados, além da maior propensão à acne e ao surgimento de cravos. Os cuidados em relação à saúde da derme começam pela escolha de produtos específicos. “Itens errados podem, por exemplo, danificar a derme, além de não minimizar o problema”, diz Rosanna Nocito, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim.

“É necessário usar um sabonete adequado para o controle sem que resseque demais e tenha ativos em sua formulação para reduzir a oleosidade”, diz Samantha Kelmann, dermatologista do Hospital 9 de Julho.

Leia também:
Como cuidar da pele do colo e pescoço
Como limpar a pele com acne

Não espremer espinhas e cravos, evitar cremes muito espessos ou intensamente hidratantes e substituir franjas ou cortes de cabelos que tampem parte do rosto impedindo uma boa ventilação são outras precauções básicas.

E quando o assunto é a maquiagem? Também para este caso existem alternativas para que esta situação não seja um impeditivo para um make arrasador.

Disfarce com o make

O maquiador mineiro Jô Martins, do Camilla Silva Beauty House, dá dicas bacanas para o dia a dia que ajudam a reduzir o brilho:

Use e abuse do efeito mate: a melhor base é a não oleosa e matificadora, que deixa a pele mais seca por mais tempo.

Aproveite os lencinhos “sugadores”: eles removem a oleosidade sem prejudicar a maquiagem. É muito prático para pequenos retoques em festas e evita a reaplicação de pó compacto.

Antes de dormir: use demaquilantes à base de água e remova o make, obstrui os poros e dificulta a “respiração” da derme.

Como minimizar

Algumas atitudes também são importantes. Não lavar o rosto repetidas vezes é uma delas, ao contrário do que muita gente pensa. “A fricção intensa pode estimular as glândulas sebáceas a produzir mais sebo. Pior ainda se a temperatura da água for alta porque isso provoca ressecamento”, afirma Samantha.

As esfoliações em excesso são outra pegadinha. Uma vez ao dia já é o bastante, seguida do ritual normal de beleza: limpeza, tônico e hidratante. “Mas sempre com os produtos certos”, diz Rosanna. Uma dica é optar por cosméticos à base de gel, fluido ou loção livre de óleo (oil free).

O filtro solar específico para o rosto é outra peça-chave. “A face é mais delicada e sensível e, por isso, precisa de produtos especiais. Já o corpo apresenta menos reações a determinadas substâncias”, afirma Rosanna.

Venha fazer tratamentos estéticos no Espaço Kaizen, entre em contato:

Fonte: Portal Vital

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.