Mat Pilates tonifica e alonga músculos

Mat Pilates tonifica e alonga musculos
Foto: Clube do Pilates

Com o boom do Pilates nos últimos anos, a técnica praticada nos estúdios, como uso de grandes aparelhos, está cada vez mais difundida, seja como exercício físico ou na recuperação de lesões.

Mas há outras variações do método tão eficazes quanto aquela , como é o caso do Mat Pilates, uma versão da técnica onde os movimentos são feitos apenas no chão, valendo-se do peso do próprio corpo e da força da gravidade.

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Nessa modalidade o treinamento tem o mesmo princípio do método tradicional. A única diferença é que no Mat Pilates não se usa o aparelho, mas pode ser realizado coma ajuda de acessórios, como bolas, faixas e pesos.

Com a técnica, os músculos são trabalhados duplamente, sendo tonificados e alongados ao mesmo tempo. Assim, os praticantes conseguem diversos benefícios com as aulas.

A primeira vantagem obtida com as sessões e a mais importante delas é o encontro do aluno com o seu próprio “eixo”, ou seja, com seu centro de equilíbrio. Com a estabilização do corpo do praticante já nas primeiras semanas do treinamento, aparecem os benefícios, que são, além do alívio das dores, melhora no sono, no nível de estresse, na condição respiratória, bem como avanço no aspecto neurológico, quais sejam concentração e equilíbrio.

De outro lado, em longo prazo (em média, a partir de dois meses da prática do Mat Pilates), o praticante obtém ainda conquistas estéticas, como definição de silhueta e abdômen, e melhora de celulite. Trabalhando conjuntamente alongamento e tônus, os músculos ficam definidos e equilibrados, sem aumento de volume.

O trabalho de Mat Pilates pode ser direcionado para todas as idades, desde crianças a partir de sete anos até mesmo pela. É um exercício muito bom para os idosos, porque oferece, além de maior agilidade, benefícios nas articulações (em caso de artrose) e proteção da estrutura óssea.

Além disso os exercícios trabalham os músculos, mas não levam o aluno à exaustão. Enquanto em uma aula convencional deve-se praticar três séries de 30, com o Mat Pilates, é uma série de 10. São praticadas
menos repetições, mas com mais consciência, com mais perfeição.

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Fonte: Clube do Pilates

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