Pilates e hipercifose

PILATES E HIPERCIFOSE
Foto: Revista Pilates

Alguém já te disse que você está ficando corcunda? Hoje vou compartilhar algumas dicas para driblar esse problema postural. Fique de olho, os benefícios vão muito além da estética. A corcunda, ou hipercifose, pode se tornar um problema estrutural, ou seja, irreversível. Além disso, a corcunda afeta outras regiões do corpo, já que as estruturas adjacentes têm que se adaptar para encontrar um novo ponto de equilíbrio ou compensar a falta de mobilidade causada pela rigidez desenvolvida na coluna torácica.

O primeiro passo para vencer o desafio é adotar uma boa postura ao longo do dia. Lembrar e se esforçar para manter uma boa postura é essencial para que os exercícios sugeridos tenham efeito. Utilize lembretes que te ajudem a estabelecer um novo hábito.

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Se você trabalha com computador pode ser um recado na tela, que te lembre de adotar um posicionamento correto. Mas cada pessoa encontrará a melhor alternativa, pode ser um despertador no celular ou até mesmo pedaços de durex coloridos espalhados pela casa, carro e trabalho, assim, sempre que você ver o durex, você se lembrará do seu objetivo. Com o tempo, você precisará cada vez menos desses estímulos externos para manter uma boa postura.

Os exercícios de hoje ajudarão a manter a coluna móvel e fortalecer os músculos que ajudam na manutenção da postura. Tire alguns minutos para fazer os exercícios todos os dias. Se você trabalha ou fica na mesma posição o dia todo, reserve tempo para repeti-los mais vezes ao longo do dia.

Cavalo

PILATES E HIPERCIFOSE
Foto: Revista Pilates

Em quatro apoios, mantenha as mãos alinhadas com os ombros e os joelhos alinhados com os quadris. Encontre o posicionamento neutro da coluna, mantendo-a alinhada. A partir dessa posição, abra o peito em direção ao chão fazendo uma extensão da coluna. Olhe um pouco para frente para o olhar te ajudar a direcionar o movimento (mas cuidado para não exagerar!). Imagine um raio de sol saindo do peito e perceba a gravidade te ajudando a estender a coluna. Retorne para a posição neutra e repita o movimento oito vezes.

Quadrúpede

PILATES E HIPERCIFOSE
Foto: Revista Pilates

Na mesma posição do exercício anterior, porém, mantendo a coluna alinhada durante todo o tempo. Inspire para elevar o braço de um lado e expire ao retornar. Alterne os lados e faça quatro vezes de cada lado.

Swan

PILATES E HIPERCIFOSE
Foto: Revista Pilates

Deitado no chão, de barriga para baixo, com as mãos apoiadas no chão, ao lado do peito. Inspire para empurrar o chão, estendendo a coluna, e expire para retornar. Repita o movimento oito vezes.

Preparação para o Swimming

PILATES E HIPERCIFOSE
Foto: Revista Pilates

Deitado no chão, de barriga para baixo e braços esticados acima da cabeça, inspire para subir o braço de uma lado. Expire retornando e alterne os lados. Repita seis vezes de cada lado.

Simples, não é? Esses exercícios tomarão exatamente cinco minutos do seu dia e trarão benefícios para o resto da vida. Lembre-se: a parte mais importante de qualquer mudança de hábito é a disciplina e a persistência.

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Por Tatiana Trivellato

Fonte: Revista Pilates

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