Massagem na melhor idade melhora circulação e articulações

mulher na melhor idade fazendo massagem
Foto: Corbis

A Massagem Geriátrica é uma forma de massagem concebida especificamente para ir ao encontro das necessidades da população mais idosa.

Envolve a utilização das mãos para manipular os tecidos moles do corpo de forma a melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e melhorar a mobilidade. Movimentos ativos ou passivos das articulações podem também ser parte integrante de uma massagem geriátrica.

Leia também:
Vivendo bem a “melhor idade”
Pilates promove saúde e bem-estar na Melhor Idade

As pessoas mais idosas normalmente sofrem de uma grande variedade de doenças relacionadas com o envelhecimento, tal como a Doença de Parkinson, a artrite, diabetes ou doenças coronárias.

A massagem geriátrica pode ajudar a manter ou a melhorar o estado de saúde geral, bem como a melhorar alguma amplitude de certos movimentos físicos que podem estar reduzidos devido à idade.

A massagem geriátrica recorre às mesmas técnicas utilizadas na massagem geral. São, no entanto, adaptadas às necessidades de saúde específicas da população mais idosa.

Este tipo de massagem tem as seguintes características:

Movimentos suaves de mãos
Sessões curtas.
Movimentos passivos e alongamentos suaves de ombros, pernas e pés.
Massagem suave das mãos e pés.
Utilização ocasional de movimentos mais fortes como a fricção ou pressão.

Relax e Anti-stress

A empresa de pesquisas americana, Nielsen Media Research, descobriu que há custos invisíveis da má distribuição do trabalho: o stress custa à Grã Bretanha 7 bilhões de libras em tratamento e 40 milhões de dias de trabalho por ano.

Um estudo da MIT (Massachucetts Institute of Technology) calculou que a depressão em grande parte ligada ao trabalho, custa aos EUA 47 bilhões de dólares ao ano.

Touch Research Institute da Universidade de Miami documentou os efeitos positivos da massagem no ambiente de trabalho, tanto na melhora do desempenho de 15 minutos, duas vezes por semana, resulta na redução do estresse e um significante aumento da produtividade (International Journal Neuroscience, 1996).

Pesquisas conduzidas principalmente nos EUA pela National Institute of Health tem demonstrado os efeitos e a eficácia das massagens.

Alguns dos benefícios da massagem

” Ajuda a diminuir e/ou controlar o estresse
” Alivia tensões e rigidez musculares
” Promove uma recuperação mais rápida de estiramentos musculares e de ligamentos, bem como, aumenta a flexibilidade e curso de movimentos e de articulações
” Reduz espasmo muscular
” Melhora a circulação sanguínea e o movimento dos fluidos linfáticos
” Reduz a pressão arterial
” Ajuda no alívio de dores de cabeça
” Melhora o estado e a nutrição da pele
” Corrige a postura
” Fortalece o sistema imunológico
” Adquire maior concentração e desperta a criatividade
” Diminuição do custo com assistência médica
” Provê benefícios emocionais.

Técnicas Ocidentais

Massagem relaxante e energética: trabalha a circulação e líquidos do corpo, além dos músculos. Também pode ser empregado com mais vigor e com determinadas adaptações, tornando-se massagem desportiva.

Bioenergética: dão toques subtis que trabalha os “anéis de tensão” muscular criados pelo indivíduo.

Técnicas Orientais

Shiatsu: visa trabalhar a circulação energética através de pressões feitas com os dedos ao longo dos meridianos (canais de energia).

Do-in: utiliza pontos específicos para aliviar sintomas causados por doenças agudas ou crónicas. É quase como um pronto socorro dentro da massoterapia, servindo para cefaleia, dor na nuca, insónia, desconforto causado por rinite, sinusite, etc.

Thai: de origem chinesa, é uma massagem revigorante para o corpo. A energia é trabalhada em direcção aos pés e de uma forma mais rápida e vibrante.

Reflexologia: massagem terapêutica efectuada nos pés, os quais são considerados como micro sistemas, representando todo o sistema músculo-esquelético, órgãos e vísceras, o que proporciona sensação de relaxamento e bem estar.

Uma boa massagem vai afeta-lo em todos os níveis do seu ser. Fisicamente, os seus benefícios são o relaxamento e a tonificação dos músculos; o estímulo ao fluxo venoso do sangue; o aumento do nível de hemoglobina; o incentivo ao fluxo linfático; e o alongamento do tecido conjuntivo das articulações. Ao nível mental, a massagem não apenas alivia o estreses e a ansiedade, mas também o ajuda a tornar-se mais consciente do seu corpo como um todo, das partes com que você entra em contacto, e das que são percebidas como excluídas. Uma massagem cuidadosa gera sensações de bem-estar, confiança e alegria. Também pode libertar grande energia. A massagem, ao transformar hábitos crônicos de ação e reação, também efetua uma mudança profunda na postura e na expressão facial.

Fonte: Poder das Mãos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.