Benefícios do exercício físico na gestação principalmente no primeiro trimestre

atividades físicas na gestação - pilates - grávida sentada na bola suíça
Foto: Corbis

Por Laila dos Santos Silva*

Atualmente é mais comum ver grávidas se exercitando, pois profissionais da área de educação física e médicos vem cada vez mais validando a pratica devido a muitas comprovações cientificas e grandes resultados significativos na sua prática .

E uma delas é a importância de iniciar o exercício no primeiro trimestre sendo exercício aeróbio, Pilates ou resistido onde o ganho de benefícios é primordial, porém muitos médicos mesmo a gestante não tendo nenhuma contra indicação só permitem no segundo trimestre, só para segurança deles ou porque não se atualizam em termos científicos da importância do exercício no primeiro trimestre.

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No entanto a grávida se só se exercitar no segundo trimestre estaria perdendo grandes benefícios, como o aumento da vilosidade placentária, que são células trofoblásticas que enviam cada vez mais projeções, que se tornam vilosidades placentárias nas quais capilares fetais crescem, as vilosidades carregando sangue fetal, são rodeadas por sinusóides que contêm sangue materno, o sangue fetal flui através de duas artérias umbilicais, depois para os capilares das vilosidades, e finalmente volta através de uma veia umbilical para o feto, ao mesmo tempo, o sangue materno flui de suas artérias uterinas para os grandes sinusóides maternos que circundam as vilosidades e em seguida volta para as veias uterinas da mãe.

No segundo trimestre iniciando as atividades estes benefícios a nível de vilosidade placentária já não ocorrem significativamente e sim outros.

É importante relatar que se a genstante é ativa e não tem nenhuma contra indicação tem que dar continuidade a suas atividades, já a sedentária também não tendo contra indicação pode iniciar a atividade, ambas com um bom profissional a orientando. E os benefícios são:

  • Melhora a capacidade cardiorespiratória
  •  Previne do ganho excessivo de peso
  •  Auxilia no trabalho de parto
  •  Facilita a recuperação pós parto
  •  Mantem uma boa postura
  •  Previne dor na região lombar
  •  Melhora o humor, a auto-imagem, ansiedade etc…
  •  Diminui o risco de desenvolver doenças associadas a gestação

Então se você estiver grávida consulte seu médico a respeito de se exercitar na gestação e procure um bom educador físico para orienta – lá.

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*A prof. Laila é formada em Educação Física pela Universidade Paulista. É especializada em Pilates pela Escola Brasileira de Pilates; Condutas Práticas em Sala de Musculação com Bases em Evidências Científicas e Treinamento Resistido pelo Instituto Biodelta; e Reabilitação Cardíaca e Grupos especiais: Transtornos de humor, Diabetes, Obesidade, HIV, Câncer e Gravidez.

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