Quiropraxia: o que é subluxação?

homem fazendo quiropraxia
Foto: Corbis

Para entender a subluxação precisamos primeiro falar um pouco sobre o corpo humano e seu funcionamento.

A produção celular é de vital importância para esse equilíbrio.O balanço químico do corpo é responsável por todo o nosso funcionamento, inclusive nossa personalidade.

Leia também:
Quiropraxia é para toda a família
Quiropraxia: ‘terapia’ com as mãos alivia dores e melhora as articulações

Foto:
Foto: Atlas de Quiropraxia

Para manter esse balanço químico de acordo com a necessidade de cada situação é necessário um gerente, que entenda o que o corpo precisa, como e quando precisa. Esse gerente é o cérebro.

Para gerenciar, nosso cérebro precisa enviar e receber informações constantemente, se comunicar com as demais partes do corpo, e para isso, ele usa um sistema que se assemelha à uma grande rede de fios que interligam o corpo todo.

Esses “fios” são os nervos e outras conexões nervosas pelo qual passam os impulsos nervosos (que são impulsos eletroquímicos), e de maneira geral quase todos passam pela medula espinal, que está protegida dentro da coluna. Dessa forma, todas informações enviadas e recebidas pelo cérebro passam pela coluna vertebral.

A subluxação é quando uma das vértebras, que formam a coluna, perde seu posicionamento correto, e começa a interferir nos impulsos do sistema nervosos, que passam pela medula espinal e raízes nervosas.

Essa interferência prejudica a comunicação entre o cérebro e o corpo, dificultando o gerenciamento e, portanto, o funcionamento do corpo.

Quando estamos com uma subluxação, o corpo não funciona adequadamente, e a vida fica prejudicada.

Foto: Atlas de Quiropraxia
Foto: Atlas de Quiropraxia

Terminologia

O termo “Subluxação” é usado pela medicina para descrever um fenômeno diferente. Para facilitar o entendimento entre as profissões, alguns quiropraxistas utilizam outros termos para a mesma condição; Os principais são complexo de subluxação vertebral (CID 10 M99.1) e dysponesis.

Correção da Subluxação

Para corrigir a subluxação, os quiropraxistas possuem diversas técnicas que variam de método. Em geral, o termo para as manobras que removem as subluxações é ajuste. O importante, é notar que nem toda técnica utiliza-se de manipulação articular (os estalos da coluna normalmente associados à Quiropraxia) para ajustar uma subluxação.

Venha fazer Quiropraxia no Espaço Kaizen, entre em contato:

Fonte: Atlas de Quiropraxia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.