Linda no dia seguinte: como disfarçar os sinais de pele cansada

Trabalhar até tarde, passar a madrugada em claro, levar um pé na bunda. Tudo isso fica estampado no seu rosto. Com os truques e produtos certos você pode driblar o estrago na pele e estar linda quando o sol raiar.

mulher cuidadnod da pele depois de acordar
Foto: M de Mulher

Acordou depois da festa

Seu rosto mostra: falta de brilho e até linhas finas

Para deletar da mente algo ruim, nada como fechar a balada com as amigas. A estratégia até funciona pontualmente, mas a longo prazo as noitadas trazem um perigo para seu rosto: a bebida. O álcool desidrata as células, acentuando irritações como rosácea. Pior: danifica o colágeno que mantém a pele firme (nas fumantes, o estrago é dobrado). “Ele também altera a atividade hormonal e aumenta a oleosidade, levando à acne”, diz a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo.

Leia também:
Alimentação X saúde e estética
Como limpar a pele com acne

Linda no dia seguinte: limpe a cara de ressaca caprichando na limpeza (dormiu sem tirar o make, né?). Use um demaquilante indicado para o seu tipo de pele? cremoso para as secas e aquoso para as oleosas. A partir de agora, beba muita água para se hidratar e foque em produtos que ajudem a reter essa hidratação, como os feitos com ácido hialurônico. “O ativo é ótimo, pois consegue ‘roubar’ água do organismo e mantê-la na pele, e também oferece um efeito tensor imediato”, diz a dermatologista Thais Guerreiro, de São Paulo. depois, prefira um produto que reduza imperfeições como poros dilatados.

Levou um pé na bunda

Seu rosto mostra: olhos inchados, vermelhidão e ressecamento.

Terminar um relacionamento afeta o DNA das células da pele, acelerando o processo de envelhecimento. É o que diz um estudo do periódico americano Archives of Dermatology. E não é drama de coração partido! “O estresse psicológico favorece o surgimento de várias doenças dermatológicas, como psoríase, dermatite seborreica e queda de cabelo”, diz a dermatologista Carla Bortoloto, de São Paulo. Rostinho mais velho e fios ralos? Não dê esse gostinho àquele pilantra.

Linda no dia seguinte: já que não é possível salvar a relação, pelo menos salve sua pele. Primeiro passo: enxugue as lágrimas e capriche na hidratação, a falta de água acelera o envelhecimento das células e deixa o rosto sem brilho. Invista em uma máscara hidratante ou descongestionante. Para diminuir o inchaço ao redor dos olhos, faça movimentos suaves e circulares na região usando a ponta dos dedos e um pouco de vaselina. “Isso aumenta a circulação local e ajuda a drenar líquidos”, diz Thais. Evite passar o produto na testa e no nariz, pois ele é oleoso. Em seguida, lave bem o rosto e faça uma compressa com água termal, que acalma e diminui a vermelhidão.

Teve insônia

Seu rosto mostra: falta de brilho, ressecamento e olheiras escuras.

A maior crueldade da insônia é seu círculo vicioso: você não consegue dormir porque está tensa, e a falta de sono, por sua vez, aumenta ainda a tensão, liberando cortisol no organismo. Quem paga a conta é a pele, pois é durante o sono que ela tem o processo de renovação mais intenso e recebe a ação de antioxidantes que evitam o envelhecimento. Cuidado, pois noites em claro frequentes levam a rugas.

Linda no dia seguinte: assim que acordar, corra para a geladeira. Não, não é para comer nada, é para deixar seu sérum (com cafeína, de preferência) resfriando enquanto toma banho, escolhe o look do dia, escova os dentes, em 30 minutos a ação constritora do produto é potencializada. Antes da aplicação, lave a face com água bem gelada ou com um pouco de gelo diluído para reduzir o inchaço e o tamanho dos poros. Na sequência, use um hidratante com ação clareadora e FPS, quanto mais uniforme sua pele estiver, mais viçosa e luminosa ela vai parecer. E não se esqueça de cuidar da área dos olhos com um creme específico.

Trabalhou até tarde

Seu rosto mostra: vermelhidão, poros dilatados e até espinhas.

As incontáveis xícaras de café no dia seguinte podem até espantar o sono, mas não revertem o cansaço físico e mental causado pela liberação do hormônio do stress, o cortisol. “Ele enfraquece a barreira protetora da pele, o que a deixa mais suscetível a inflamações e infecções”, diz Carla. Sem esse escudo de defesa, você é atacada por radicais livres, toxinas, acne…

Linda no dia seguinte: seu kit emergência contra um chefe work-a-holic precisa de um bom hidratante com vitamina C e ceramidas para aumentar a resistência da pele. Se você passou os últimos dias almoçando qualquer coisa pouco saudável na mesa de trabalho, provavelmente vai notar mais oleosidade e poros dilatados. Hora de investir na esfoliação e na limpeza do rosto (sabonetes calmantes à base de camomila ou mentol diminuem a vermelhidão). “Se alguma espinha aparecer, aplique nela um secativo com ácido salicílico”, diz a dermatologista Fernanda Casagrande, de Porto Alegre. Suas colegas nem vão acreditar quando você chegar renovada ao trabalho.

Venha fazer limpeza de pele no Espaço Kaizen, entre em contato:

Por Manuela Biz

Fonte: M de Mulher

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.