Cãibras: como se livrar delas

Por Marcus Raspa*

mulher segurando joelho com craibra
Foto: Corbis

Cãibras são contrações musculares súbitas, involuntárias, dolorosas e momentâneas. A cãibra pode ser causada por inúmeros fatores. O principal fator associado à cãibra é o excesso de atividade muscular, ocasionando o acúmulo excessivo de ácido láctico no músculo. Outros fatores, como a perda excessiva de água e sais minerais, principalmente o potássio; e a deficiência de fluxo sanguíneo, ocasionada por mudanças bruscas de temperatura ou problemas vasculares.

Para amenizar os efeitos da cãibra é recomendável aplicar toalhas quentes, massagens suaves e relaxantes na musculatura afetada. Os alimentos ricos em potássio, como banana ou água-de-coco são importantes para diminuição da mesma. Com a falta de potássio, cálcio ou magnésio na dieta também podem explicar essas contrações, é importante dar atenção especial à alimentação.

Leia também:
Tendinite: Como evitar?
Você tem boa coordenação motora?

O ideal é seguir um cardápio balanceado dando atenção para a ingestão regular de frutas e verduras, que são alimentos ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes importantes para o funcionamento dos músculos. Além disso, o alongamento dos músculos é essencial antes e depois de qualquer atividade física.

Abaixo segue algumas dicas de como prevenir e não sentir mais as incômodas cãibras:

– Calçados impróprios podem tornar o problema mais frequente. Usar calçados adequados e confortáveis para práticas esportivas ou para quem fica muito tempo em pé

– Manter uma dieta equilibrada com as vitaminas e sais minerais necessários para nossa saúde

– Tomar muita água

– Fazer alongamento e aquecimento sempre que for fazer exercícios físicos e antes e depois da rotina pesada do dia a dia.

– Procurar ajuda médica se as dores persistirem por muito tempo

– Respeitar seu limite físico para não causar dores por exaustão

– Evitar alimentos e bebidas diuréticas para amenizar a perda de nutrientes

Venha fazer Pilates com a gente no Espaço Kaizen. As aulas no Kaizen são personalizadas com até 3 alunos por turma que são formadas de acordo com nível e objetivo de cada aluno. Entre em contato:

*Fisioterapeuta Dr. Marcus Vinícius Costa Raspa (122441-F) é formado pela Universidade Cruzeiro do Sul – Unicsul. Tem formação no método Pilates pela equipe Ivana Henn. Formado também no método Stott Pilates em Mat, aparelhos e acessórios pela equipe do Espaço Kaizen e HT Pilates.

O professor Marcus Vinícius ministra as aulas de Pilates do Espaço Kaizen. Para agendar uma aula experimental entre em contato conosco pelo telefone (11) 5523-0640, ou compareça à nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.