A massagem certa para você

mulher recebendo massagem
Foto: Portal Vital

Shiatsu, reflexologia, massoterapia, drenagem linfática… São tantos os tipos de massagem oferecidos atualmente, que às vezes pode ser difícil saber qual se adapta melhor a seu perfil – e às suas necessidades. E fazer a escolha certa é fundamental para colher os benefícios que essa terapia corporal proporciona.

Segundo Tatiana Matsuda, fisioterapeuta, uma boa massagem tem o poder de relaxar, equilibrar, dar mais ânimo e, em muitos casos, eliminar dores. “A massagem consegue melhorar a circulação, a produção hormonal, a nutrição e a oxigenação dos tecidos, entre outros benefícios”, explica.

Pesquisas feitas nos Estados Unidos atestam que, entre os efeitos positivos da massagem, estão a redução de dores, o fortalecimento da função imunológica e a melhoria da disposição e da agilidade. “Muitos desses efeitos se devem ao relaxamento proporcionado e à diminuição dos hormônios do estresse”, diz Karina Yukari.

Leia também:
Dicas e exercícios para dores e inchaço nos pés
Acabe com gordura, flacidez e perca medidas sem cirurgia plástica

“O estresse leva a tensões musculares que podem causar dor, sensação de fadiga, agitação e diminuição da atividade funcional. Com isso, a vida social e o trabalho também ficam comprometidos”, afirma Tatiana.

Para se ver livre desses e outros males e ainda ganhar energia e ânimo, se presenteie com uma bela massagem. Seu corpo e sua mente agradecem!

Escolha a sua

A massoterapia é o tipo de massagem mais clássica, indicada para quem deseja apenas relaxar, explica a fisioterapeuta Meire Yoshino, que trabalha com a prática há oito anos. Antes de começar qualquer sessão, ela costuma conversar com o paciente, para diagnosticar qual técnica é a mais adequada para ele. “Há vários tipos de massagem, mas muita gente só conhece a massoterapia”, conta.

Se a busca é pelo alívio da tensão muscular, o shiatsu é a opção ideal. “Ele age na estimulação ou sedação de pontos, promovendo o equilíbrio do fluxo de energia, aumentando a circulação e o relaxamento da musculatura”, observa Meire. Já para os que estão interessados na parte estética, a massagem mais benéfica é a drenagem linfática, que ajuda a combater a formação de celulite.

Conheça a seguir os principais tipos de massagem e como eles são aplicados:

Massoterapia: consiste na manipulação dos tecidos moles do corpo com as mãos. No entanto, o terapeuta pode usar também outras partes do próprio corpo para realizá-la, como os pés ou o cotovelo. É utilizada principalmente para relaxamento.

Shiatsu: palavra que significa pressão com os dedos. Então, como não poderia deixar de ser, o terapeuta aqui faz uso de toques com os dedos e a palma das mãos para desbloquear a energia do corpo do paciente. A técnica consiste em pressionar determinados pontos, que formam linhas ou canais de energia pelo corpo. Esses canais são chamados de meridianos e se relacionam com os órgãos internos. Os toques têm como objetivo restabelecer o fluxo energético normal, regular e fortalecer o funcionamento dos órgãos.

Drenagem linfática: técnica que facilita o escoamento do líquido linfático – localizado entre as células e rico em gorduras – até os gânglios linfáticos. Esse líquido que fica retido nos tecidos subcutâneos causa a sensação de inchaço, além de ser um dos responsáveis pelo surgimento de celulites.

Reflexoterapia ou Reflexologia: também conhecida como reflexologia, é uma técnica de pressão que atua em pontos dos pés (a mais utilizada), das mãos ou das orelhas, baseada na premissa de que essas áreas reflexas correspondem a partes específicas do corpo. O seu estímulo ajuda a aliviar dores e tensões.

No Espaço Kaizen você encontra a terapia ideal para você. Consulte-nos:

Fonte: Portal Vital

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.