Patê de tofu no lugar de salsicha, aprenda a substituir os vilões pelos heróis

mãe e filha fazendo limonada - dieta saudavel
Foto: Corbis

Muitos alimentos podem sabotar a dieta de quem está buscando ser mais saudável. Pequenas escolhas no cardápio já deixam a refeição ou lanche bem mais nutritivo

Fazer escolhas saudáveis não significa abrir mão do sabor dos alimentos. É preciso atentar-se à quantidade de gordura e sódio contida nos produtos industrializados, ou até mesmo naqueles que se faz em casa, e procurar alternativas mais saudáveis.

Confira 8 dicas espertas para deixar sua refeição mais saudável:

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1 – Dizer não aos refrigerantes e optar por sucos naturais é um bom negócio. Se você adora o gás do refrigerante, adicione água com gás nos sucos: fica ótimo e continua saudável.

2 – Os donuts são deliciosos, mas também são repletos de açúcares e gorduras. Que tal substituí-los por bolos integrais? Além de conter açúcar mascavo, os alimentos integrais são ricos em fibras que combatem a prisão de ventre.

3 – Salsicha não é uma boa opção, justamente por conter muitos conservantes e aditivos. Trocar por hambúrguer caseiro ou pasta de vegetais (como o tofu), é uma escolha esperta. Também é possível usar queijo branco ou cottage para incrementar sanduíches – que é ótimo que sejam feitos com pão integral.

4 – O bacon doa um sabor incrível aos pratos. De brinde, porém, vem uma quantidade excessiva de gorduras e sódio. Que tal provar alguns temperos naturais, como manjericão, sálvia, pimenta, tomilho, alecrim, além de outros, para deixar o alimento mais saboroso e não recorrer à gordura?

5 – A batata é um tubérculo rico em potássio e outros minerais. Quando frita, no entanto, traz gorduras que não são benéficas ao organismo. Substituir a batata frita por batata assada faz com que as vitaminas originais do alimento sejam mantidas. Uma alternativa também é assar a casca da batata (devidamente higienizada) com temperos a gosto. O resultado é um aperitivo crocante.

6 – A praticidade da pizza faz com que muitos se rendam a opções calóricas e gordurosas. Mas existe um meio simples de evitar que isso aconteça: fazendo a própria massa com farinha integral e recheando com opções saudáveis. O recheio de molho de tomate orgânico, mussarela, tomate e ovos, todos gratinados, ficam saudáveis e deliciosos.

7 – Os salgadinhos industrializados de milho contém muito sódio e gorduras. Atualmente já existem os salgadinhos orgânicos, com ingredientes integrais e sem adição de conservantes ou corantes. Se não for possível encontrar essa especialidade, uma opção é apostar no milho cozido. Rico em fibras e com várias vitaminas, ele é ótimo para a pele, além de ter um aroma delicioso.

8 – No verão – e até mesmo nos dias frios – o sorvete é quase irrecusável. Aqueles de chocolate ou creme, porém, são bem calóricos e muitos contêm gorduras. Optar por aqueles de fruta é uma boa escolha. Além disso, é possível fabricar o próprio sorvete: bater no liquidificador um iogurte desnatado com polpa de fruta da sua escolha resulta em um sorvete muito cremoso e apetitoso.

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Fonte: IG Saúde

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