Corrida com intervalos pode aumentar resistência cardiovascular em mulheres

corridas-intervalos-resistencia-cardiovascular-mulheres-discovery-mulher
Foto: Discovery Mulher

Muitos atletas e esportistas recreativos já conhecem os benefícios do treinamento intervalado: exercícios de curta duração e alta intensidade que podem aumentar o condicionamento físico.

Para as mulheres, essa estratégia pode ser particularmente útil. Comparadas aos homens em um novo estudo, as mulheres que correram com intervalos em uma esteira se aproximaram mais de seus limites cardiovasculares, sugerindo um trabalho cardíaco mais eficaz.

“Parece haver diferenças significativas na forma como homens e mulheres autorregulam seus treinos”, explica Matt Laurent, da Universidade Estadual de Bowling Green, em Ohio. “Nesse caso específico, homens e mulheres tendem a trabalhar no mesmo nível de esforço e se sentem igualmente recuperados entre cada intervalo. No entanto, nas corridas com intervalos, as mulheres costumam se esforçar mais do ponto de vista cardiovascular”.

Leia também:
Pilates, grande aliado da corrida
Como relaxar depois dos exercícios?

Para verificar como o treinamento intervalado afeta homens e mulheres, Laurent e seus colegas realizaram um teste na esteira com oito pessoas de cada sexo, sobretudo na faixa dos 20 anos de idade. Durante intervalos de quatro minutos, os participantes correram intensamente, com um intervalo de recuperação em ritmo moderado, que durava um, dois ou quatro minutos. Eles correram um total de seis intervalos e deveriam escolher o ritmo que achavam suportável ao longo das seis pausas.

Os homens correram em um ritmo mais rápido, mas as mulheres se aproximaram do limite máximo de batimentos cardíacos e consumo de oxigênio, apesar de ambos os grupos terem se esforçado igualmente, relataram os pesquisadores no Journal of Strength and Conditioning.

Não está claro por que homens e mulheres reagiram de forma diferente ao treinamento intervalado, embora os níveis de estrogênio sejam uma explicação possível.

Similar a uma pesquisa anterior, o novo estudo também confirmou que os intervalos são mais eficazes quando os períodos de recuperação duram a metade do tempo do esforço.

Diante dos resultados, os pesquisadores sugerem que treinadores e atletas do sexo feminino fiquem atentos aos treinos intervalados. Ao contrário dos homens, pressionar as mulheres para correr mais quando já estão no limite pode não ser uma boa ideia.

Tanto para homens como para mulheres, também é aconselhável confiar na sensação de bem-estar, e não no aumento da velocidade.

“Sem ter qualquer feedback de seus dados, todos os participantes tiveram que definir seu ritmo levando em conta o que sentiram durante a corrida e como se recuperaram do esforço”, explica Laurent. “Nesse sentido, quando os corredores fazem intervalos de alta intensidade, se você imprimir um ritmo que considera difícil, provavelmente a intensidade está correta. Se você adotar as recomendações de exercício e descanso, é mais provável que se recupere adequadamente e aproveite ao máximo seu treino”.

Pilates aumenta seu desempenho na corrida.

Nossas aulas são totalmente personalizadas com até 3 alunos por turma, que são formadas de acordo com nivel e objetivos de cada aluno. Entre em contato conosco:

Por Emily Sohn

Fonte: Discovery Mulher

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.