Yoga: A importância do alinhamento na prática de Asanas

Por Narayana Bombonatti*

casal praticando yoga em gazebo
Foto: Corbis

Para um praticante novo,ouvir falar sobre alinhamento pode ser um poco difícil de entender é mais difícil ainda de se colocar em prática. Desde o ponto de vista puramente fisiológico, o alinhamento lida com a postura ideal: ajustar e alinhar corretamente ossos e articulações pode ajudar a prevenir acidentes ou dores no corpo e potencializar o funcionamento da “maquina”, contribuindo dessa forma para o bem estar físico do individuo. O maior desafio é descobrir o que significa alinhamento na sua própria experiência.

A primeira aproximação ao conceito de alinhamento envolve a noção dos planos sagital e frontal. O plano sagital divide o corpo nos hemisférios direito e esquerdo, o plano frontal divide o corpo em duas partes: a anterior e a posterior. Desde este ângulo o alinhamento serviria para consertar as diferenças do corpo entre os lados direito e esquerdo ou anterior e posterior, resolvendo assim casos de desvio de coluna como escoliose, cifose ou lordose.

Leia também:
Mulher: Estimule sua libido com Yoga
Yoga e meditação: Você sabe de onde veio o OM?

Entretanto a consciência dos planos sagital e frontal é apenas o começo. Alinhamento significa igualmente tomar consciência das diferentes maneiras em que as posturas podem vivenciar-se. Significa abrir e criar espaço não apenas ao longo de um eixo, mas no organismo inteiro. Não é algo que se impõe externamente ao corpo: existe sim uma adaptação da postura ao corpo de cada um.

Desenvolver a intuição de como o alinhamento trabalha pode despertar experiências escondidas no corpo, tornando conscientes os samskaras (condicionamentos que moldam nossas estruturas musculares). Nesse plano, ainda mais sutil, o alinhamento funciona para abrir caminhos para que a energia ascenda.

A prática de asana é como lapidar o diamante que nós mesmos somos: só podemos chegar la sozinhos. Obviamente, um professor poderá ajudar, nos mostrando o caminho através de instruções e sugestões , mas estamos falando de algo sutil, subjetivo e pessoal. Você só conseguira entender na hora em que estiver fazendo a prática.

Asana, dor e alinhamento

Há dois tipos de dor que você pode sentir numa prática de asana: uma positiva e outra negativa. A dor positiva é aquela que você sente nos músculos, e que é sinal de que esta trabalhando e mexendo nas estruturas físicas, dando a si mesmo um novo corpo. A dor negativa é a que você sente no interior das articulações, e que significa que você esta forçando demais, fazendo os exercícios sem alinhamento ou praticando sem atenção ou sem a atitude mental correta.

Se você tiver um corpo extremamente flexível, precisa redobrar esses cuidados. Uma opção é trabalhar dentro da margem de segurança , evitando quaisquer exageros (recomendada para pessoas muito flexíveis). A outra, igualmente valida, seria trabalhar no limiar, no ponto onde o prazer se transforma em dor(mais adequada para pessoas não tão flexíveis assim).

Sete dicas para praticar asanas

1-Visualiza-se na postura antes de executa-la. Se você tem alguma dificuldade, tente modificar sua ideia mental sobre ela.

2-Nunca force, deixe a respiração mover você gradualmente cada vez mais fundo na postura. Existe sempre um movimento sutil que aprofunda a vivência.

3-Mantenha o foco na respiração e traga a consciência nas áreas que estiverem sendo mais trabalhadas.

4-Seja paciente consigo próprio e perceba que, com o tempo, cada postura ira tornando-se mais fácil e confortável.

5-Deixe os pensamentos passarem como se fossem nuvens no céu. Se surgir algum pensamento, observe-o, mas volte a atenção para a respiração e os Bandha s(ativação do assoalho pélvico e baixo ventre). Note o quão persistente a mente consegue ser.

6-Observe o que acontece com sua coluna se você conecta a respiração com os Bandhas. Veja o que acontece se você não juntar essas duas técnicas.

7-Um dos grandes obstáculos nas posturas é o medo. Deixe o corpo abrir-se, entregue-se.

Venha fazer Yoga e sinta sua qualidade de vida mudar:

*Narayana é instrutora de Hatha Yoga e Terapeuta Corporal. Formada em hatha Yoga com Pedro Kupfer e em Naturoparia pela Universidade Holística de São Paulo.

Narayana ministra aulas de Hatha e Vinyasa Yoga no Espaço Kaizen informe-se através do telefone (11) 5523-0640 ou faça-nos uma visita na Rua Conde de Itu, 964.

Um comentário em “Yoga: A importância do alinhamento na prática de Asanas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.