Respiração e Consciência: torne sua vida mais objetiva

Por Gabriela Löhken (Kalptaru)*

mulher-meditando-respiracao
Foto: Corbis

A respiração é administrada pelo “tronco encefálico”, região do cérebro situada entre a porção do sistema nervoso que coordena nossas ações conscientes e a que organiza as ações inconscientes.

Dessa maneira, a respiração é uma ponte natural entre o consciente e o inconsciente e pode ser usada para integrar e harmonizar a ambos.

A cada pensamento nosso, acontece um movimento correspondente em nossa respiração. O oposto também é verdade, a cada alteração de nossa respiração, há uma alteração da percepção e consciência. Usada de maneira adequada, a respiração pode nos levar a um aumento progressivo da inteligência criativa e da lucidez.

Existem algumas técnicas específicas de respiração que proporcionam o aumento progressivo da percepção e da consciência e levam à experiência da Meditação.
.
Respirar é Viver
.
Conforme a maneira de respirar a pessoa amplia ou restringe sua percepção da vida. Grandes mudanças qualitativas ocorrem ao mudar o modo de respirar; uma vez livre a respiração, a dispersão se transforma em atenção, a insegurança em confiança, medos se dissipam e a pessoa sente entusiasmo para levar a vida à frente.

*Mudar a respiração não muda tudo na pessoa, mas muda o que há de mais essencial*

Respirar naturalmente reintegra a personalidade e restaura o que você tem de único e mais especial em todos os níveis; você descobre dons e vocações adormecidos e pode usá-los da melhor maneira possível.

Respirar amplamente amplia a consciência. Respirar totalmente otimiza a saúde. Respirar livremente gera saúde emocional. Respirar espontaneamente – como toda criança nasce sabendo – restitui a inocência, o discernimento e a capacidade de percepção direta da vida, restitui acuidade aos sentidos, o direito de escolha e de se sentir bem no mundo. Respirar bem é o primeiro e o mais definitivo passo para se tornar uma pessoa consciente, feliz e realizada.
E, como benefício adicional, respirar plenamente massageia o coração, ativando a circulação, evitando e prevenindo todas as doenças relacionadas a ele, ao mesmo tempo em que torna você uma pessoa mais amorosa. E sem amor, não há ponte possível entre você e o divino.

Possibilidades da Respiração
.
A parte alta do pulmão está para o futuro, como a mediana para o presente e a baixa para o passado. O lado esquerdo desse órgão está para a intuição como o direito para a razão. Assim, por exemplo, meditações que induzem em seus movimentos a abertura e oxigenação da parte alta esquerda do pulmão, clareiam idéias quanto ao planejamento do futuro. Já meditações que induzem à abertura da respiração direita alta, estimulam os centros nervosos responsáveis pela concretização de projetos.

Podemos pela respiração, fazer uma revisão no que consideramos impróprio em nosso comportamento e em nossa condição emocional e psicológica.

Nesse curso, vamos nos valer de ritmos respiratórios combinados com técnicas de meditação, para estimular a harmonização de funções orgânicas, o equilíbrio emocional e a ampliação da consciência.
.
Leia também os Artigos:
.
Respirar é Viver” – Pedro Tornaghi
Explore sua Respiração” – Pedro Tornaghi
A Trilha Libertadora da Respiração” – Pedro Tornaghi
O Mapeamento da Respiração” – Pedro Tornaghi
Prometeu e o Alento Sagrado”  – Pedro Tornaghi

Gostou do artigo? Então venha sentir a diferença na prática! Entre em contato?

*Gabriela Magarinos Löhken (Kalptaru) é graduada em psicologia clínica (U.E.L- 1996) e é especializada em psicoterapia corporal Reichiana e Bioenergética, Terapias Integradas da Respiração, Terapia Floral, Massagem Integrativa, é Mestra Reiki e facilitadora de meditação e vivencias corporais. Gabriela tem participado e liderado grupos de auto-conhecimento, terapias e meditação ao longo dos últimos 15 anos. Tem compartilhado seu trabalho no Brasil, Estados Unidos, Noruega e Argentina.

Kalptaru realiza um lindo trabalho no Espaço Kaizen de facilitar as vivências corporais e técnicas de meditação em grupo, bem como sessões individuais de Psicoterapia Corporal Integrativa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.