Controle a ansiedade com exercícios simples

Por Marcia Heder*

Mulher espreguiçando-se na cama - controle sua ansiedade
Foto: Corbis

– Uma das primeiras coisas que você deve fazer ao levantar é fazer um alongamento leve, começando seu dia criando espaço no seu corpo e na sua menteOu simplesmente se espreguice com muito prazer, sentindo despertar todo o corpo. Ainda na cama abrace suas pernas dobradas sobre o abdômen alongando as costas e coluna, depois vire de lado, colocando os pés no chão e levante-se.

– A respiração é fundamental para o controle da ansiedade, geralmente neste estado a respiração é curta e insuficiente, o que aumenta o estado ansioso. Portanto, procure sempre  observar sua respiração, sentindo o ar que entra e sai pelas suas narinas, isso já é suficiente para trazer atenção para o momento presente tirando a sua mente do objeto de ansiedade, abrindo um espaço interno de maior clareza mental e emocional. 

– Para você respirar melhor é bom abrir a região peitoral: leve seus braços para trás, entrelace suas mãos com as palmas voltadas para suas costas, relaxe seus ombros puxando seus braços para baixo. Sinta a ação de abertura e alongamento na musculatura peitoral, respire profundamente trazendo o ar para o centro do peito, expandindo na inspiração e relaxando na expiração, repita algumas vezes até sentir sua respiração tornar-se profunda e relaxada, transformando seu estado ansioso em abertura e clareza internas.

– Uma prática que é altamente terapêutica e o relaxamento profundo que é feito no Yoga. Pode ser feito em casa, deite-se num lugar confortável, coloque uma música tranquila que lhe traga sensações positivas, coloque uma toalha de rosto dobrada sobre seus olhos e testa (para os olhos e o cérebro acalmarem) e comece prestando atenção na respiração natural depois leve a atenção para cada parte de seu corpo, começando pelos pés relaxando até chegar na cabeça. Talvez você durma antes de chegar ao final, não se preocupe, com certeza isso vai melhorar muito a qualidade do seu sono e, naturalmente, a qualidade do seu descanso. Pratique sempre que puder e você sentirá a diferença no seu estado mental, emocional e físico.

Venha fazer Yoga com a gente e controle sua ansiedade. Sinta-se mais leve e concentrado. Entre em contato:

*Marcia Heder é formada em Yoga da linha do Sivananda – Yoga Teacher Training com Yogui Hari, em 1998.  É terapeuta em shiatsu, yoga massagem ayurvédica e watsu. Além disso, é formada em Comunicação social com hab. em  Relações Públlicas. Estudou com a Profa Maria Laura Packer de Joinville.

Márcia é professora de Hatha Yoga no Espaço Kaizen. Faça uma aula experimental, agende pelo telefone (11) 5523-0640 ou acompareça à nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.