Pilates tonifica os músculos e melhora o desempenho sexual, diz especialista

A técnica ajuda no fortalecimento dos músculos abdominais e pélvicos

casal adulto fazendo pilates
Foto: Corbis

Abdômen forte, músculos enrijecidos, flexibilidade, coordenação motora, equilíbrio, autoconhecimento e controle da mente são alguns dos benefícios proporcionados pelo Método Pilates, um sistema de exercícios criado pelo alemão Joseph Pilates, que trabalha o corpo e a mente em prol da saúde. Além de coordenar os movimentos dos músculos com a respiração correta, a técnica tonifica todos os grupos musculares e melhora a postura. Segundo Edilaine Souza, fisioterapeuta e professora de Pilates, a técnica pode restabelecer a flexibilidade dos músculos e articulações, aumentar a eficiência da circulação e tonificar os músculos flácidos. “Após algumas aulas, o aluno já sente o corpo mais fortalecido, os níveis de estresse diminuem, o equilíbrio e o alinhamento corporal melhoram garantindo uma sensação de autoconfiança”, explica Edilaine.

Leia também:
Pilates no aprendizado motor
Pilates corrige desvios e fortalece a coluna

O Pilates consegue atingir todos os aspectos da consciência corporal, com o intuito de controlar os músculos. “É indicado também para tratar dor lombar crônica ou qualquer desconforto relacionados aos músculos, como pescoço e ombros. Muitas pessoas recorrem ao Pilates para aliviar dores nas costas e acabam usufruindo dos demais benefícios da técnica”, destaca a fisioterapeuta.

Pilates, um aliado do sexo

A técnica pode ainda influenciar no desempenho sexual, pois o fortalecimento dos músculos abdominais e pélvicos auxilia na sustentação e durabilidade do ato sexual. “A técnica melhora a flexibilidade e a força, além de permitir uma movimentação maior durante a relação sexual, livre de limitações, dores ou incômodos”, ressalta Edilaine.

De acordo com a especialista, os exercícios de abrir e fechar a perna, de contrair o quadril e encaixar a pelve, realizados durante uma aula, trabalham o alongamento dos adutores e a contração do períneo, os mesmos músculos utilizados em algumas posições sexuais. Mas, os mais beneficiados por exercícios na região do quadril são os homens. Os relatos de melhora dos desconfortos e câimbras durante a atividade sexual são muitos, pois com os alongamentos essa região relaxa e isso é bem difícil para o sexo masculino que desde cedo aprende que “homens não rebolam”. Aliás, uma boa dica para quem quer começar a se aquecer é iniciar com o exercício dos quadris. “Deite com a barriga para cima, e com os braços ao lado do quadril e mãos apoiadas no solo, joelhos flexionados e levemente afastados, eleve o quadril mantenha três segundos e volte à posição inicial. Faça 10 repetições para garantir o ganho na musculatura da região pélvica”, recomenta. O exercício é simples e pode ser feito em casa.

Para quem o Pilates é indicado?

Qualquer pessoa com idade entre 7 e 100 anos, que busca melhorar a postura, coordenar os movimentos, melhorar a concentração e aliviar dores, podem praticar Pilates. Cada praticante pode adaptar os exercícios às suas necessidades diárias. “A técnica contém uma sequencia de exercícios seguros e eficientes para todas as idades e níveis de aptidão”, garante a professora. Também pode ser benéfica aos atletas, esportistas e dançarinos que pretendem melhorar suas performances. Além disso, quem sofre de traumas por esforço repetitivo e quem pretende evitar ou aliviar a osteoporose irá sentir inúmeros benefícios ao adotar essa prática.

Faça Pilates no Espaço Kaizen. As turmas são de no máximo três alunos e são formadas de acordo com os objetivos e nível de cada aluno. Os alunos realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que permite maior atenção do professor em cada um. Entre em contato conosco:

Fonte: Portal Educação Física

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.