Atividade física ajuda no controle da obesidade infantil

Por Joyce Rouvier

crianças jogando
Foto: Corbis

A obesidade durante a gravidez interfere no fornecimento de nutrientes para o feto e favorece o aparecimento da obesidade infantil. Nas crianças de peso normal, entre os 2 e 10 anos, ocorre apenas um pequeno aumento no número de células gordurosas que incham ou esvaziam de acordo com a necessidade. Já nas crianças obesas quando a célula gordurosa atinge o limite de 1g, ocorre a multiplicação celular com formação de novas células, um mecanismo que perdura até o fim da vida.

Leia também:
Praticando Yoga desde criança
Atividade física na infância: infográfico mostra os benefícios

A capacidade física da criança é menor quando comparada à do adulto. Estudos revelam uma menor capacidade cardiorespiratória comparada à de um adulto, limitando seu rendimento numa mesma carga de exercício. Além disso ela tem um tamponamento menos eficaz e aumento da produção de ácido lático. Nas crianças obesas esse pico pode ocorrer mais precocemente. O grau de condicionamento cardiovascular é diretamente proporcional ao aumento de massa magra e inversamente proporcional ao aumento de massa gorda.

Os estudos demonstram que crianças obesas que pratiquem atividades físicas leves e/ou moderadas, as quais utilizam vias oxidativas com utilização de gordura como fonte de energia, podem aumentar o tempo na realização das sessões de exercício, interferindo positivamente no balanço energético, auxiliando na perda de gordura corporal. O melhor tipo, carga, intensidade e frequência da atividade física deve ser indicado por um educador físico.

Fonte: A Tarde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.