Yoga em casa: Experimente um aquecimento simples para uma prática segura e articulações saudáveis

yoga em casa - mulher deitada na cama alongandoSoltando tudo

Aquecer as articulações é uma maneira revigorante de começar o dia. O professor de Yoga David Moreno ensina uma série de exercícios para as articulações que podem ser usados como parte de sua rotina matutina ou alongamento pré-prática.

Embora a maioria dos aquecimentos enfatize grupos musculares grandes, David diz que focar nas articulações pode ser uma maneira efetiva de energizar o corpo e assegurar uma prática ou malhação segura. Também é bom para a saúde das articulações a longo prazo. “Ao movimentar as articulações em toda a amplitude de movimento, isso aumenta a circulação e lubrifica toda a junta”, ele diz.

Leita também:
Benefícios para quem pratica Yoga
Hatha Yoga equilibra o sistema nervoso e o respiratório

David sugere uma prática adaptada de uma sequência mais longa ensinada por Swami Satyananda, da Bihar School of Yoga. Pratique lentamente, repetindo cada movimento oito vezes, e faça respirações lentas e profundas.
yoga - ilustração de alongamento para joelhos

1) Joelhos
Sente-se em dandasana (postura do bastão) sobre os ísquios em um cobertor dobrado. Flexione o joelho esquerdo em direção ao peito, segurando atrás da coxa com as mãos. Faça grandes círculos com a parte de baixo da perna, estendendo-a no topo do círculo, se puder. Repita do outro lado.

yoga - aquecimento para cotovelos e ombros2) Cotovelos e ombros
Sente-se com as pernas cruzadas e com os dedos nos ombros. Gire os cotovelos em toda a amplitude de movimento: levante os braços até as orelhas (cotovelos apontando para o teto), circule para a frente e tente encostar os cotovelos na frente do peito, então traga-os ao lado das costelas e por fim leve-os à altura dos ombros.

yoga - aquecimento para tornozelo3) Tornozelos
Sente-se em dandasana sobre os ísquios em um cobertor dobrado. Gire os pés ao mesmo tempo, primeiro no sentido horário e depois anti-horário. Depois, separe as pernas à distância de um bloco e gire os pés em direções opostas, encostando os polegares. Termine flexionando e apontando oito vezes (não ilustrado).

yoga - aquecimento para pulsos4) Pulsos
Estenda os braços à frente do corpo na altura dos ombros. Flexione as mãos para trás pelos pulsos como se estivesse pressionando a palma contra uma parede, dedos para cima. Então, flexione as mãos para baixo para que os dedos se curvem em direção ao peito. Para terminar, cerre os punhos e gire os pulsos nas duas direções (não ilustrado).

Tradução: Thays Biasetti

Fonte: Yoga Journal Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s