Mobilidade da Coluna Vertebral: porque é importante mantê-la e como fazer

Por Kelly Ribeiro

Costas e coluna vertebral feminina
Foto: Corbis

Nossa coluna vertebral é formada por 24 vertebras móveis mais o sacro e o cóccix que não são móveis, além dos discos que estão entre cada vértebra. A coluna vertebral tem três funções básicas: suporte, proteção da medula espinhal e movimento.

Falando sobre o movimento, nossa coluna pode realizar seis, sendo eles: flexão, extensão, rotação para a direita, rotação para esquerda, inclinação lateral direita e inclinação lateral esquerda. Tudo isso com a ajuda dos músculos, ligamentos, cápsulas, tendões e discos, os quais dão flexibilidade para a coluna.

Leia também:
Benefícios dos Exercícios com a Bola Suíça
Pilates no tratamento da escoliose: mitos e verdades

Esses movimentos estão presentes constantemente no nosso dia a dia, uma simples rotação da cabeça para olhar algo exige essa mobilidade e flexibilidade, entre outros como sentar, levantar, pegar um papel no chão, posturas no trabalho e práticas esportivas. Sendo assim, buscar a melhora da mobilidade e flexibilidade ajudará ter uma execução mais fluída e ajustada do movimento, melhorando a postura e as dores inconvenientes.

Segue a dica então, atividades como Yoga e Pilates ajudam a melhorar a flexibilidade e mobilidade da coluna. Falando mais especificamente do Pilates, é uma atividade em que se trabalha muito a mobilidade, o Pilates possuí vários exercícios voltados para isso, o trabalho é realizado para os 6 tipos de movimento da coluna, juntamente com um alinhamento e melhor posicionamento dos membros inferiores e superiores, além de estabilizar algumas articulações. Vale a pena investir um tempo para praticar Pilates, com certeza ele te ajudará em seu rendimento e qualidade de vida.

Mulher fazendo Pilates
Foto: Corbis

Faça Pilates no Espaço Kaizen. As turmas são de no máximo três alunos e são formadas de acordo com os objetivos e nível de cada aluno. Os alunos realizam os mesmo exercícios ao mesmo tempo, o que permite maior atenção do professor em cada um. Entre em contato conosco:

A professora Kelly ministra aulas de Pilates no Espaço Kaizen. Agende sua aula experimental através do telefone (11) 5423-0640 ou faça-nos uma visita na Rua Conde de Itu, 964.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s