Educando seu filho com Yoga – Parte I

Por Ana Russo-Wormser*

Mãe e filha praticando Yoga na praia - Yoga para crianças
Foto: Steve Prezant/Corbis

No momento em que as crianças são consideradas hiperativas, dispersas, agitadas, sem-limites, agressivas, famílias e escolas buscam alinhar esforços para estabelecer parâmetros de conduta aceitáveis tanto na convivência familiar quanto escolar e, no âmbito mais amplo, em sociedade.

Leia também:
O poder das historias na Yoga para crianças
Yoga para o desenvolvimento completo da criança
O que a Yoga pode fazer por seu filho

Para que possam conviver em harmonia, estas crianças e jovens primeiramente devem ter a oportunidade de experimentar em si mesmos as emoções, sensações e valores que lhes são requeridos nas relações com os outros.

Recebendo estimulo e condições favoráveis para conhecer-se melhor, antecipar as oscilações de humor, reconhecer pontos fortes e fracos, desejos, preferências e resistências, estamos mais preparados para perceber e aceitar no outro estas mesmas variáveis. A clareza entre aquilo que é da minha natureza e o que é da natureza de outrem minimiza conflitos. Respeito, tolerância, aceitação, generosidade, compaixão são valores intrínsecos em toda a dinâmica de uma aula de Yoga.

A experimentação das capacidades e limitações de cada um no momento das posturas, onde não há competição nem cobranças nem julgamentos reconstrói valores estabelecidos na Mente, num exercício primeiramente individual e íntimo, que depois poderá ser trazido ao grupo com acolhimento dos colegas e do professor se o praticante assim o desejar.

Yoga então pode apresentar-se como uma aliada de considerável importância na melhoria das relações intra e inter-pessoal destes filhos e alunos. Com a disciplina e a dedicação vivenciados de forma lúdica, com histórias, brincadeiras, dinâmicas de grupo, expressão corporal, entre outras atividades, despertamos a curiosidade natural e espontânea que leva à ampliação de conhecimentos, sejam eles formais ou informais, em qualquer área ou ambiente.

Para vivenciar na prática o que acabamos de relatar em texto, agende uma aula experimental para seu filho ou filha. Turmas a partir de 4 anos.

Traga seu filho para praticar praticar Yoga no Espaço Kaizen. Entre em contato conosco:

*Ana Russo Wormser é filiada a aliança do Yoga, com formação em Yoga para crianças.

Ana é professora no Espaço Kaizen, para saber mais entre em contato conosco através do telefone (11) 5523-0640 ou compareça em nossa sede na Rua Conde de Itu, 964.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.